compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Cerca de 22 milhões de brasileiros são fumantes, Hábito oferece inúmeros riscos para a saúde de seus usuários, mas vício pode ser vencido
Dados informam que cerca de 22 milhões de pessoas são fumantes no Brasil
Fumar cigarro é um costume de aproximadamente 22 milhões de brasileiros, de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, realizada em 2019 pelo Ministério da Saúde.
A prática oferece inúmeros riscos para a saúde de seus usuários, mas, apesar da dificuldade, o vício pode ser combatido com medidas específicas que aliviam os efeitos da abstinência do cigarro no organismo.
Por isso, veja algumas dicas de como parar de fumar com bicarbonato e outras sugestões para abandonar o hábito e ter uma vida mais saudável!
Colocar bicarbonato de sódio na língua combate os sintomas da abstinência de nicotina
Quando uma pessoa decide parar de fumar, o corpo oferece certa resistência devido à presença constante das substâncias químicas no sangue.
Para reduzir os efeitos da ausência do cigarro, é indicado colocar um pouco de bicarbonato de sódio na língua.
Se você estiver com vontade de fumar, recorra ao composto para diminuir a necessidade de consumo.
A pimenta caiena também é um tempero que corta o desejo pelo cigarro se aplicada na língua em pequena quantidade.
O adesivo de nicotina pode auxiliar neste processo até que o ato de fumar seja deixado de lado, mas isso não vai alterar o vício na substância: muda apenas o modo de ingestão do composto.
Por isso, medidas naturais e caseiras se apresentam como soluções melhores.
Atividades físicas reduzem a ansiedade e produzem sensação de bem-estar
Movimentar o corpo estimula a produção e liberação de hormônios como a serotonina e a endorfina, que geram a sensação de satisfação e bem-estar pessoal.
No início do processo de abandono do cigarro, exercitar-se é uma maneira de descarregar a energia que o corpo acumula pela ausência da nicotina.
A ansiedade é um sintoma comum na abstinência, mas pode ser combatida com atividades físicas recorrentes.
Outros efeitos colaterais como irritabilidade, dor de cabeça e falta de concentração podem surgir e exercícios simples, como caminhar ou correr por 20 minutos, ajudam a aliviá-los.
Gengibre, aveia e chás são amigos do organismo no processo de desintoxicação do cigarro
Manter uma dieta balanceada com alimentos saudáveis e remédios naturais é uma boa maneira de abandonar o cigarro mais rapidamente.
Gengibre e aveia são dois dos ingredientes indicados por reduzirem os efeitos da ansiedade no corpo, auxiliarem na desintoxicação do organismo e ainda prevenirem a vontade de fumar.
Chás calmantes, feitos com o próprio gengibre e a aveia, diminuem a hiperatividade e as náuseas causadas pela ausência de nicotina.
Beber água auxilia na limpeza dos químicos no sangue
O consumo diário de 2 litros de água é o mínimo necessário para o bom funcionamento do corpo e dos rins.
No caso de fumantes que estão abdicando do cigarro, ingerir cada vez mais líquidos é fundamental para intensificar a limpeza das substâncias do organismo.
Quanto mais água você beber, menor será o tempo que a nicotina fica no sangue e mais rápido será o processo de transição.
Pequenas quantidades de doces e guloseimas ajudam quem quer parar de fumar
Ter doces e guloseimas sempre à disposição pode te ajudar a parar de fumar.
Uma pequena barra de chocolate ou algumas balas substituem a necessidade do cigarro e distraem o organismo em abstinência.
Apenas tenha cuidado para não consumir açúcar em excesso e acabar prejudicando ainda mais sua saúde no processo.
Tenha boas companhias que te estimulem abandonar o cigarro e melhorar
Ter por perto pessoas que te ajudem a progredir na decisão de parar de fumar é crucial.
Por isso, escolha companhias que respeitem a sua escolha e te estimulem a abandonar o vício. Cuide de si mesmo e daqueles que estão ao seu redor!
*Informações Casa Prática Qualitá