compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O video é similar ao postado em 2013, que mostra como veríamos a Lua se ela estivesse na mesma distância da Estação Espacial Internacional.
Vídeo que mostra uma superlua numa região do Ártico tem bonito efeito visual, mas é uma montagem
Um vídeo de 30 segundos que supostamente mostra a Lua se aproximando do Ártico, entre a Rússia e o Canadá, e encobrindo o Sol por cerca de 5 segundos viralizou nas redes sociais após os fenômenos da superlua terem sido registrados nesta semana.
Segundo astrônomo Marcelo Zurita, o vídeo é claramente falso, e foi produzido por um artista de computação gráfica.
O problema foi quando alguém resolveu se aproveitar da arte e republicar o material com um texto enganoso, indicando que a filmagem teria sido feita de verdade.
O artista em questão é o dono do perfil @alekset__nz no TikTok. O vídeo teve mais de 20 milhões de visualizações, 2 milhões e meio de likes e mais de 32 mil comentários.
O video também é similar ao postado em 2013, que mostra como veríamos a Lua se ela estivesse na mesma distância da Estação Espacial Internacional.
Marcelo Zurita afirma que a hipótese é absurda, pois qualquer objeto orbitando nessa altitude sofre arrasto aerodinâmico e em alguns dias, a Lua se chocaria com a Terra. E isso não seria nada bom…
Assista ao vídeo: