compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Possibilidade de visão a olho nu os satélites da spacex encantam pessoas por todo o mundo
Possibilidade de visão a olho nu os satélites da spacex encantam pessoas por todo o mundo
Durante esta semana, muitos francanos se assustaram e se encantaram com as luzes enfileiradas cortando os céus da cidade e despertando dúvidas é curiosidade.
Mas não se tratava de uma invasão extraterrestre e sim dos satélites starlink da gigante empresa aeroespacial SpaceX que deram a honra de serem vistos em Franca a olho nu e inclusive filmados por alguns francanos.
Quem tiver interesse em saber mais sobre os satélites no espaço e até a possibilidade de avistar esses corpos celestes artificiais, pode fazê-lo através do ‘Find Starlink’ – site e aplicativo disponível para celular – é possível acompanhar a trajetória dos objetos lançados na órbita terrestre.
Starlink: grandiosidade e ousadia
O empresário Elon Musk, através de sua empresa aeroespacial SpaceX, criou em 2015 o projeto de Internet Starlink.
Recentemente o Starlink está cada vez mais ganhando notoriedade no mercado, com o objetivo de fornecer cobertura de Internet para todo o mundo, com um menor custo e grande eficácia.
O projeto visa grande penetração em regiões que possuem fraca conectividade banda larga e com pouca possibilidade de implementação de estrutura física.
Ele realiza sua transmissão de dados por meio de lasers, o que permite atingir velocidades comparadas à Internet de fibra óptica, por isso a sua promessa de alta conectividade e alcance.
Sua autorização para começar a operar foi cedida em 2018 e já possui mais de mil satélites na órbita terrestre.
A expectativa da empresa é que sejam enviados até 12 mil satélites para o espaço nos próximos anos, chegando a uma constelação de até 42 mil, número que conseguiria atender todo o mundo.
Os brasileiros já conseguem realizar um pré-cadastro no site da empresa para solicitar um plano de Internet, fazendo uma reserva no valor de 99 dólares, porém não especificam muitos detalhes sobre o serviço.
Segundo os responsáveis, no fim de 2021 o serviço já estará disponível no país, mas depende da autorização da Anatel para execução dos serviços.