Exame de baliza para nova CNH muda a partir de hoje no Detran de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de fevereiro de 2017 às 19:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Veja o comunicado na íntegra, determinando a modificação no exame de baliza para novas CNHs

​A Diretoria de Habilitação do Detran – Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, determinou às auto-escolas de Franca e de todo o Estado que a partir desta segunda-feira os exames de baliza para obtenção da CNH – Carteira Nacional de Habilitação terão novos critérios.  

O Detran vai dar cumprimento à Resolução Contran 168 de 14/12/2004, que estabelece normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem, regularizando e padronizando os exames de direção veicular. 

 Assim, a partir desta segunda-feira, 06/02, a delimitação da vaga balizada para o Exame Prático de Direção Veicular na categoria “B” deverá possuir o cumprimento total do veículo, acrescido de mais 40%, e largura total do veículo, acrescido de mais 40%. 

 Além disso, para a realização do exame, será obrigatória a utilização de, no mínimo, 6 balizadores, sendo 3 dispostos de maneira equidistante no limite da marcação da baliza na frente do veículo e 3 dispostos de maneira equidistante no limite da marcação da baliza atrás do veículo.

Sindicato lança manual

A diretoria do Sindicato das Auto-Escolas do Estado de SP publicou o  Manual dos Examinadores do Detran.SP para servir como “Guia do Exame Prático” para a categoria. O principal destaque fica por conta da contagem do tempo para concluir a baliza no exame.

Veja aqui o Manual dos Examinadores

– As Autoescolas/CFCs devem iniciar os treinamentos da baliza cronometrando o tempo do candidato, conforme disposto no referido manual e na Resolução do Contran 168/04 – diz Aldari Onofre, presidente do Sindicato. 

Clique aqui e leia a determinação do Detran-SP


+ Trânsito