Estado de SP lança sistema para monitorar casos de Covid-19 nas escolas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 24 de dezembro de 2020 às 21:18
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sistema vai registrar casos suspeitos e diagnosticados para controle da doença nas escolas de todo o estado

A Secretaria Estadual da Educação lançou na última terça-feira (22) o Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 que vai monitorar os casos suspeitos e confirmados de coronavírus entre alunos, professores e funcionários das unidades escolares de todo o estado de São Paulo.

O objetivo é consolidar os dados e informações relativos à incidência de Covid-19 na comunidade escolar e contribuir com as estratégias de prevenção e controle da doença dentro da escola. 

Ele também permitirá registrar casos de problemas ligados à saúde mental.

O Sistema deverá ser usado pelas escolas estaduais, municipais e particulares de todo o estado no ano letivo de 2021. 

A retomada das aulas presenciais no próximo ano foi autorizada na educação básica, de forma gradual, em todas as fases do Plano São Paulo, inclusive nas mais restritivas como laranja e vermelha.

O Sistema está disponível no Secretaria Escolar Digital (SED) (https://sed.educacao.sp.gov.br) e contou com a parceria de especialistas da saúde em sua construção. 

Uma das funcionalidades é apontar os endereços das Unidades Básicas da Saúde mais próximas das escolas, caso seja necessário fazer encaminhamentos.

Para utilizá-lo, cada escola deverá cadastrar um comitê local que fará o monitoramento dos protocolos sanitários. 

Entretanto, só o coordenador deste comitê, que deverá ser indicado pelo diretor da unidade escolar, ficará autorizado a lançar os dados.

No Sistema é possível fazer o registro de casos suspeitos e confirmados de coronavírus, com detalhamento de quais sintomas se manifestaram, indicação da realização e resultado de exames, período de isolamento domiciliar e com quais pessoas a pessoa teve contato dentro da escola, entre outros dados.


+ Saúde