Covid-19: ministério confirma o primeiro caso de reinfecção no país

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 10 de dezembro de 2020 às 18:42
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 11:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Diagnóstico ocorreu em uma profissional da área de saúde, de 37 anos, residente em Natal (RN)

Técnicos da Fiocruz analisaram as amostras da paciente e confirmaram a reinfeção - Foto: Arquivo/Jornal da Franca

O Ministério da Saúde (MS) confirmou nesta quinta-feira (10) o primeiro caso de reinfecção por covid-19. Segundo a pasta, o diagnóstico ocorreu em uma profissional da área de saúde, de 37 anos, residente em Natal. 

Ela teve a doença em junho, se curou e teve o resultado positivo novamente diagnosticado em outubro, 116 dias após o primeiro diagnóstico.

Em nota, o MS disse que recebeu, no último dia 9, um relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz/RJ, referência nacional para a covid-19 no Brasil, com os resultados laboratoriais de duas amostras clínicas de, até então, um caso suspeito de reinfecção da doença pelo coronavírus.

Após análise das duas amostras enviadas ao laboratório houve a confirmação dos resultados via metodologia de RT-PCR em tempo real.

“As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas”, disse o MS por meio de nota.

O ministério disse ainda que o resultado reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel.


+ Saúde