Caixa, Correios e Nubank sofrem instabilidade com falha no serviço IBM Cloud

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 7 de dezembro de 2020 às 20:02
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 10:48
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A falha começou às 5h52 (horário de Brasília). Às 13h15 a temperatura no data center já havia se estabilizado

Uma falha nos serviços de nuvem da IBM (IBM Cloud) em São Paulo afetou vários sites na manhã desta segunda-feira (7).

Como consequência, os serviços de empresas como a Caixa Econômica Federal, Correios e NuBank estão sendo afetados pela falha, além do jogo FreeFire e de serviços Microsoft Teams e Trello. Todos usam os serviços da IBM Cloud para hospedagem de sua infraestrutura digital.

Segundo um painel de status do serviço no site da empresa, o problema afetou servidores na localização São Paulo 01 e seria relacionado a uma “falha na refrigeração” do data center, mais especificamente um rompimento na principal linha que fornece água para as torres de resfriamento da instalação.

A falha começou às 5h52 (horário de Brasília). Às 13h15 a temperatura no data center já havia se estabilizado. Às 15h22 a empresa informou que “alguns consumidores estão começando a ganhar acesso aos seus recursos já que os roteadores mestre no backend, e switches mestre e agregados estão novamente online”.

Entretanto, “consumidores terão problemas intermitentes de conectividade enquanto os outros dispositivos e serviços são colocados online”. Procurada por nossa equipe, a assessoria de imprensa da IBM se limitou a nos indicar um tweet na conta oficial do serviço IBM Cloud no Twitter.

“Uma falha de refrigeração no prédio que hospeda o data center da IBM Cloud em São Paulo causou uma interrupção temporária do serviço. A IBM está trabalhando com todos os envolvidos para restaurar o serviço o mais rápido possível”, diz a mensagem.

Por coincidência, usuários da nuvem da Amazon (AWS, Amazon Web Services) também tiveram problemas de disponibilidade nesta segunda-feira, causadas por “falhas de energia e conectividade” na zona de disponibilidade sae1-az3 na região SA-EAST-1, correspondente a São Paulo.

Segundo o painel de status do AWS, os problemas começaram às 4h10 (horário de Brasília) desta segunda-feira (7), e às 7h25 mais servidores foram afetados. Sinais de recuperação do serviço surgiram às 9h, e o serviço foi totalmente restaurado às 10h45.


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