compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
ACIF recebeu o deputado David Soares e o vereador Marcelo Tidy para reunião sobre o setor calçadista da cidade
Na ACIF, Tarcísio Bôtto, deputado David Soares e o vereador Marcelo Tidy
A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) recebeu na sexta-feira, 8, o deputado federal David Soares e o vereador da Câmara Municipal de Franca Marcelo Tidy para discutir ações de fomento e proteção à indústria calçadista.
O presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, bem como o superintendente da entidade, Marcelo Carraro Rocha, apresentaram a realidade local ao deputado e ao vereador, que propuseram a criação de grupos de trabalho junto à frente do calçado e reformas.
“O que eu escutei da ACIF foi o desejo de ver o parlamento abraçando a questão da indústria – em especial a calçadista, que vem sofrendo nas últimas décadas com uma política industrial irresponsável – e colocando o setor novamente no protagonismo”, disse Soares.
“Nós podemos fazer um grupo de trabalho junto à frente do calçado e outras que atuam em prol da economia do nosso interior, no sentido de propor no projeto de reforma tributária, algo que venha a viabilizar o empreendimento existente e outros que possam se instalar na região uma vez que, hoje, quando olham para o cenário econômico, chegam à conclusão de que não vale a pena investir no interior”.
“Precisamos analisar: se é uma questão logística, vamos trabalhar junto ao Ministério do Transporte. Se for uma questão econômica, e é, precisamos trabalhar, primeiramente, neste projeto de reforma tributária”.
“Em segundo lugar, propor ações emergenciais junto ao Ministério da Economia para que venham dirimir os problemas existentes.”
De acordo com Tidy, a Câmara Municipal de Franca vai se mobilizar em prol da mesma causa.
“Estamos criando na Câmara, a Frente Parlamentar em Defesa do Calçado da Cidade de Franca e vamos encaminhar um ofício ao deputado David, que abraçou nossa cidade, com as reivindicações do setor”, disse.
De acordo com o presidente da ACIF, o encontro abriu portas para que o tema, tão caro à população de Franca, seja discutido a todas as esferas de Poder.
“A indústria calçadista é responsável por grande geração de emprego, ferramenta base da nossa sociedade que reverbera em renda, dignidade e bem estar social. Enquanto entidade de classe, a ACIF se colocou à disposição dos trabalhos no que for preciso”, disse.
O ano de 2020 foi de dificuldades para o setor calçadista nacional.
De acordo com a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), a indústria calçadista viu sua produção despencar 27% até outubro, conforme dados do IBGE.
Para o final do ano, a projeção da queda foi de de 25%, chegando a patamares de produção de 16 anos atrás, na faixa de 650 milhões de pares.
A queda, ainda conforme a Abicalçados, seria influenciada também pelas exportações de calçados, que até novembro caíram 19,4% (para 84,48 milhões de pares).
*Crédito da foto: Lucas Ribeiro / ACIF