Dia das crianças: preços podem variar 190%. Veja como escapar de ciladas

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 8 de outubro de 2020 às 14:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 14:43
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O Procon-SP recomenda que os consumidores façam uma criteriosa pesquisa de preços antes de comprar

Pesquisa de preços online ajuda a economizar

​Um presente para o dia das crianças é vendido em duas lojas com até 190% de variação nos preços. Foi o que verificou a Fundação Procon-SP, em uma pesquisa realizada em sites neste ano. Um conjunto de massinha para brincar de fazer frutas foi encontrada em um estabelecimento por R$ 18,99 e, em outro, por R$ 55, diferença de R$ 36,01 em valor absoluto.

Ao todo, a entidade de defesa do consumidor comparou os preços de 70 itens de diferentes tipos e modelos de bonecas e bonecos, jogos e massas de modelar, entre os dias 29 e 30 de setembro. As lojas consultadas, que atendem a nível nacional, foram Americanas, Carrefour, Extra, Magazine Luiza e Ri Happy.

Para evitar desembolsar uma quantia maior sem necessidade, o Procon-SP recomenda então que os consumidores façam uma criteriora pesquisa de preços antes de comprar. E é importante levar em conta o custo do frete. As  informações são do site do jornal “Extra”, do Rio de Janeiro.

Aliás, o levantamento prévio do custo do presente é importante até na hora de negociar com o filho a possível troca do brinquedo, se estiver fora do orçamento.

E os cuidados necessários para não cair em cilada vão além. O Procon-RJ, por exemplo, vistoriou 10 lojas virtuais que vendem brinquedos e percebeu infrações ao Código de Defesa do Consumidor em seis delas, que receberam cinco dias para fazer as alterações recomendadas.

Entre os problemas presentes, os fiscais identificaram anúncio promocional em um dos sites informando que havia brinquedos com até 50% de desconto. No entanto, após analisar a página, nenhum item com o abatimento prometido foi identificado. 

Foi vista ainda publicidade com o destaque maior no valor da parcela do que no valor à vista e produtos sem preço também foram apontados pelos agentes. 

E houve também promessa de frete grátis para todo o Brasil, sem a informação clara que seria válida apenas para compras acima de um determinado valor; divergência entre o valor ofertado e o preço na página de finalização da compra; e política de troca em que a loja se exime da responsabilidade em caso de defeito após sete dias da data da compra.

Não foram encontradas irregularidades nos sites: Magazine Luiza, Lego Brasil, Casas Bahia e PB Kids.

Veja dicas antes de ir às compras

  • O Procon carioca elaborou orientações para o consumidor na hora da compra dos presentes das crianças. Veja abaixo:
  • – Se for presentear a criança com brinquedo, observe se a faixa etária está adequada. Esta informação deve vir na embalagem.
  • – Só compre brinquedos com o selo do Inmetro. Isso garante, por exemplo, que o produto foi aprovado em avaliações de química (metais nocivos à saúde); impacto (pontas cortantes) e inflamabilidade (risco de combustão em contato com o fogo).
  • – Produtos falsificados ou fabricados em indústrias clandestinas podem não ser seguros, principalmente com relação à toxicidade do material usado na fabricação.
  • – Quando houver duplicidade de preços, vale o menor.
  • – As trocas de produtos com defeito não são imediatas. A loja tem 30 dias para reparar o produto. Se esse prazo for ultrapassado ou, se mesmo após o conserto o produto continuar defeituoso, aí sim você poderá trocar por um produto novo ou pedir a devolução do dinheiro.
  • – Se comprar pela internet, desconfie de ofertas mirabolantes, especialmente se a loja for desconhecida, assim como de fornecedores que só oferecem boleto bancário como forma de pagamento.
  • – Quando for comprar no site, observe se ele tem o CNPJ da loja, o endereço físico e demais informações necessárias para sua localização e contato. Cheque se, no canto superior da tela, há um cadeado ou chave.
  • – Salve todos os dados da compra online, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.
  • – Nas compras feitas fora da loja física (pela internet, por telefone ou catálogo), o consumidor tem 7 dias para desistir da compra, a partir do recebimento do produto, e com direito ao dinheiro de volta.

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