Comércio local é aposta de municípios para cultura e nova economia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de outubro de 2020 às 17:12
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 20:29
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Segundo Sebrae, 99% do total de empresas no Brasil hoje são de micro e pequenos

Aos 61 anos de idade, o paraibano de Campina Grande Wellington Barbosa do Nascimento dedicou 36 anos ao comércio. No espaço no meio da cidade, Wellington vende seus produtos de laticínios regionais, como queijo de coalho, queijo manteiga, doce de leite, nata de leite, coalhada, castanha de caju, bolo, pé-de-moleque. A lista é grande e a esperança é maior ainda. Na pandemia, o comerciante viu seu pequeno negócio ruir. 

Wellington Barbosa do Nascimento, comerciante; “O efeito da pandemia foi muito cruel. Sofri muito, fui pego de surpresa, mas fui saindo aos poucos.”
 Wellington teve que se reinventar em meio à maior crise sanitária do século, que também impactou a economia. Com uma lista de contatos na mão com nomes e telefones de clientes, ele conta que foi ligando de um por um para vender seus produtos pelo delivery. 

Wellington Barbosa do Nascimento, comerciante: “A cidade entrou em lockdown por vários dias e, nesse período, eu tive que me reinventar. Criei outro canal de venda, por meio do delivery, que permanece até hoje. Foi como eu pude sair dessa crise. Tinha uma lista com nome e telefone de muitos clientes, fui atrás deles, ligando

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressalta a importância de micro e pequenos negócios para o Brasil. Fidelizar o cliente, como fez Wellington, lá na Paraíba, é uma forma de se adaptar aos novos tempos. Outro ponto é valorizar o comércio local.    

Carlos Melles, presidente do Sebrae: “Aliado a outros pontos, um dos diferenciais foi a gente fazer uma campanha maciça de ‘compre do pequeno’, ‘compre no seu bairro’, ‘compre de quem está próximo de você’.”

Recentemente, o Sebrae lançou, junto com parceiros, um guia para que os futuros gestores incluam pautas empreendedoras nas campanhas durante as eleições municipais de 2020. Entre as dicas, estão a de dar preferência aos pequenos negócios nas compras do município, adquirir produtos da agricultura familiar para a merenda escolar e contratar microempreendedores individuais para realizar pequenos reparos e serviços diversos em prédios e espaços públicos, entre outros.

Para conhecer algumas ações empreendedoras desenvolvidas por municípios de todo o Brasil, acesse www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.


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