​Região de Franca tem queda de 70% nas mortes no trânsito em setembro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de outubro de 2016 às 16:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Região também registrou redução de 85% no número de óbitos em relação ao mês de agosto deste ano

As mortes decorrentes de acidentes de trânsito na região de Franca tiveram queda de 70% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo levantamento do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP), divulgado nesta quarta-feira, 19/10.

A Região também registrou redução de 85% no número de óbitos em relação ao mês anterior (Ago/16). 

No Estado de São Paulo a diminuição foi de 5% no número de óbitos provenientes de acidentes de trânsito no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015 (Jan a Set de 2016 x Jan a Set de 2015), o que representa um total 246 vidas salvas.

O mês de setembro, em comparação ao mesmo mês do ano passado, teve redução de 4%, com a preservação de 20 vidas, e teve redução de 9% em relação ao mês anterior (Ago/16), com 44 óbitos a menos. 

 Com relação aos acidentes com vítimas, houve uma queda de 22% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015 em todo o Estado de São Paulo. Foram 144.084 ocorrências em 2016 contra 185.314 registradas no mesmo período de 2015.

Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em setembro de 2016, 82% eram pessoas do sexo masculino, 26% eram jovens de 18 a 29 anos, 40% foram provocados por colisões e 26% atropelamentos. Os dados deste mês apontam que a maior parte das vítimas eram motociclistas (34%) e pedestres (26%).

O INFOSIGA SP é uma ferramenta técnica que faz o levantamento dos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios do Estado, podendo auxiliar na elaboração de políticas públicas nas cidades.

As estatísticas são divulgadas no dia 19 de cada mês e as mortes são classificadas por tipo da vítima (pedestre, motociclista, motorista e ciclista), perfil da vítima (gênero, idade e sexo) e o tipo de acidente (colisão, atropelamento e choque). 

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é um programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020.

Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito” estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Elas são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito acontece também com o envolvimento da sociedade civil, parceria estratégica do Centro de Liderança Pública – CLP e com o apoio das empresas: Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, Fenaseg, Grupo Ultra, Porto Seguro, Optas – Fadel e Raízen. 


+ Trânsito