941 mortes e 17.857 casos confirmados de Covid-19 no Brasil, diz Ministério

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de abril de 2020 às 17:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira, 09 de abril, a informação de que o Brasil tem 17.857 casos

O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta quinta-feira, 09 de abril, a informação de que o Brasil tem 17.857 casos confirmados de novo coronavírus. São, ao todo, 941 mortes.

Os principais dados divulgados pelo Ministério são:

  • 941 mortes confirmadas no país
  • 17.857 casos confirmados

Na quarta-feira, 08 de abril, foram registrados no país 800 mortes e 17.857 casos confirmados de coronavírus no Brasil. Em relação ao balanço anterior, foram acrescentadas 141 mortes e 1.930 casos confirmados.

O Ministério da Saúde confirmou que vai ampliar para 22,9 milhões o número de testes que serão distribuídos para diagnosticar a Covid-19.

“Possivelmente, (por causa da maior oferta de testes) o Brasil será o país com o maior número de casos”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

Ele apontou que o aumento no diagnóstico deve fazer a taxa de letalidade ser mais próxima da real.

O ministério confirmou que vai trabalhar com dois tipos diferentes de testes:

  • aqueles que detectam o vírus na amostra (RT-PCR); e
  • que verificam a resposta do organismo ao vírus (teste rápido de sorologia).

No atual estágio, os testes serão voltados para profissionais de saúde e de segurança, além da verificação dos casos graves e óbitos.

A previsão de elaboração de um novo protocolo para testar os casos mais leves em postos volantes já existe. O governo tem objetivo de utilizar os postos em cidades com mais de 500 mil habitantes, como estratégia para conter surtos.

Segundo o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo, governo federal não está mais divulgando o número de casos suspeitos porque a transmissão do vírus já é comunitária.

“Com transmissão comunitária, qualquer um pode ser um caso suspeito. Qualquer brasileiro que apresente síndrome gripal. Não tem mais nenhum sentido mostrar os casos suspeitos”, afirmou Gabbardo.

Os testes serão feitos em casos leves. “Estamos adquirindo um volume de testes significativo para que na próxima semana, daqui a 8 dias, tenhamos 5 milhões de testes rápidos para distribuição em todo o Brasil”.

“Com isso, vamos iniciar a realização (de testes) em casos leves”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira. “Vai aumentar muito a velocidade de diagnóstico em todo o Brasil.”

Até então, somente pacientes com sintomas graves eram testados.


+ Saúde