8 dicas de alimentação para estudantes em fase de provas; veja o que é bom

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de novembro de 2019 às 20:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hábitos alimentares saudáveis podem ajudar na concentração, na memória e até mesmo na criatividade dos jovens

Você sabia que a alimentação saudável é uma grande aliada de quem está na fase dos estudos? Ela atua na melhora da capacidade de concentração, memória, criatividade e disposição – fatores essenciais na rotina dos jovens.

Pensando nisso, selecionamos dicas de profissionais e cinco receitas nutritivas para auxiliar nos preparos para vestibulares e para a esperada prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

1. Fique longe de bebidas energéticas
O café e as demais bebidas ricas em cafeína, apesar de espantarem o sono, aumentam a ansiedade, o que pode ser prejudicial para estudantes que já estão sob tensão. 

“O melhor é evitar o consumo dessas bebidas, principalmente à noite para não atrapalhar o sono”, indica Jessica Santos, nutricionista da Superbom

2. Evite lanches pesados e frituras 
Alimentos ricos em gorduras trans como frituras produzem a sensação de sonolência e deixam o metabolismo mais lento. 

Tanto durante o dia a dia quanto no dia prova é essencial manter distância desse tipo de alimento para ter mais disposição. Evite hambúrguer, salgadinhos, pasteis e refrigerantes. 

Uma ótima alternativa é fazer lanches com carnes 100% plant-based, que são nutritivas e não pesam no estômago.

3. No dia da prova
Na manhã da realização do teste, é importante tomar um bom café da manhã com cereais integrais, frutas (in natura ou sucos) e gorduras boas que podem ser encontradas em nibs, por exemplo. 

A combinação desses alimentos se torna uma ótima fonte de energia. A indicação da nutricionista Gisele Carvalho é apostar na água de coco, já que ela é rica em sais minerais.

4. Durante a prova

5. Não fique sem comer
Não é aconselhável ficar longos períodos sem comer, principalmente no dia da prova, isso pode causar fraqueza e queda de pressão.

“Os nutrientes são responsáveis também pelo bom funcionamento do cérebro, logo o estudante precisa se alimentar bem para manter a capacidade de raciocínio lógico e o maior nível de concentração possível”, conclui.

6. Prefira alimentos naturais
Segundo Ivone Ikeda Morimoto, professora do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o conceito de alimentação equilibrada envolve privilegiar alimentos in natura ou minimamente processados. 

Ou seja, obtidos diretamente da natureza, na sua forma pura, sem nenhum processo industrial ou aqueles como feijão, grão-de-bico, lentilha ou arroz, que são beneficiados e embalados para venda.

7. Fique de olho nos nutrientes
Para o bom funcionamento cerebral são necessários especialmente ácidos graxos ômega 3 existentes nos peixes como o salmão e a sardinha.

Também conta o magnésio dos vegetais verdes escuros, as vitaminas do complexo B dos cereais integrais (pão integral, gérmen de trigo, macarrão integral, arroz integral, ovos e frango).

8. Aposte na serotonina

Atualmente, preconiza-se que existe necessidade de funcionamento adequado do intestino para que sejam produzidas boas quantidades de serotonina, necessária para sensação de bem-estar. 

Por isso, água e fibras alimentares provenientes da aveia, dos vegetais folhosos, das frutas com casca, além da água em goles, durante o dia inteiro, são essenciais. 


+ Comportamento