8 benefícios do barbatimão contraindicações e formas de uso como chá e tintura

Apesar dos benefícios que pode oferecer à saúde, o barbatimão exige cuidados e não é indicado para todos

Postado em: em Saúde

​Barbatimão é uma planta do cerrado brasileiro com propriedades medicinais, conforme explica Ellen D’arc (CRN DF – 5574), nutricionista da Bio Mundo

É popularmente utilizada para tratar feridas ou queimaduras. Pode ser usada como chá, tintura ou ainda na formulação de produtos para a pele, como sabonetes ou cremes. 

Conheça os principais benefícios do barbatimão, contraindicações e maneiras de uso.

1. Defesa do organismo

Ellen destaca que o barbatimão é rico em tanino e flavonoides, substâncias que atuam na defesa do organismo.

2. Combate à candidíase

A candidíase é uma infecção causada por fungo que acomete a pele, boca ou órgãos genitais. Com suas propriedades antifúngicas, o barbatimão ajuda a impedir a proliferação desses fungos que causam a doença.

3. Alívio da dor de garganta

Com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, o barbatimão pode ser bom aliado para aliviar a dor e os demais incômodos provenientes da garganta inflamada.

4. Aliado para a boa digestão

O barbatimão ajuda a reduzir a acidez gástrica, contribuindo, assim, para uma boa digestão, com menos chances de azia, gastrite, entre outros problemas relacionados ao aparelho digestivo.

Para isso, porém, deve ser consumido sob orientação de um médico/ou nutricionista, pois, há casos em que o barbatimão, especialmente se utilizado em excesso, pode ser prejudicial ao estômago.

5. Cicatrização de feridas

O barbatimão é bastante conhecido por seus benefícios para a pele, especialmente por seu poder cicatrizante (devido aos taninos presentes em sua composição), além de ajudar a tratar queimaduras.

6. Combate a hemorragias

Também devido à presença dos taninos, o barbatimão estimula a contração dos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo sanguíneo e evitando, assim, hemorragias.

7. Aliado da saúde bucal

O barbatimão possui propriedades bactericidas que previnem cáries, gengivites e o mau hálito.

8. Combate a doenças e infecções de pele

Devido às suas propriedades antimicrobianas (que mata ou inibe o desenvolvimento de micro-organismos como bactérias, fungos, vírus), cicatrizante, antioxidantes, anti-inflamatórias e adstringentes, o barbatimão pode ajuda a tratar ou prevenir infecções e doenças de pele como, por exemplo, psoríase, acne, coceiras. Pode ainda ajudar a combater a oleosidade da pele.

Esses são apenas exemplos de benefícios que o barbatimão pode oferecer à saúde quando utilizado corretamente, preferencialmente seguindo as orientações de um médico e/ou nutricionista (a depender do objetivo de uso).

Como usar o barbatimão

Mas, afinal, como usar o barbatimão e usufruir dos tantos benefícios que ele oferece?

Chá de barbatimão

Ellen comenta que a forma mais comum de consumo é o chá feito a partir da casca de barbatimão. 

“A recomendação é utilizar 2 colheres de sopa (20g) da casca do barbatimão higienizada e seca para 1 litro de água filtrada. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, retire do fogo e deixe repousar por 5 minutos; depois é só coar e estará pronto para o consumo”, explica.

O chá de barbatimão é boa opção quando se espera amenizar a dor de garganta, melhorar a defesa do organismo, manter a boa saúde bucal, melhorar a digestão, entre outros benefícios.

O uso tópico do chá de barbatimão pode ser indicado em casos de doenças ou infecções de pele e no tratamento da candidíase, por exemplo. Mas é essencial que seja usado nesses casos somente quando houver prescrição médica.

Tintura de barbatimão

Ellen explica que, a partir da casca do barbatimão e através do processo de decocção, pode-se fazer a tintura de barbatimão.

Essa versão pode ser utilizada diretamente sobre a pele (diluída em água) para tratamento de doenças e infecções de pele, queimaduras etc.; ou ainda, para banhos de assento, em casos de corrimento vaginal, por exemplo.

O consumo da tintura diluída em água também pode oferecer benefícios, tratando, por exemplo, infamações de garganta, mas deve ser sempre orientado por um profissional.

Sabonete íntimo de barbatimão

O barbatimão é bastante utilizado na formulação de sabonetes íntimos devido às suas propriedades (antissépticas, adstringentes, anti-inflamatórias etc.) que podem auxiliar no tratamento de infecções genitais, corrimentos, feridas em mucosas, entre outras condições, mantendo a saúde íntima em dia.

Ellen acrescenta que o barbatimão pode ser utilizado ainda na formulação de pomadas, cremes e sabonetes em geral. “O pó da casca pode ainda ser pulverizado diretamente sobre feridas externas, com efeito cicatrizante e anti-inflamatório”, acrescenta.

Cuidados e contraindicações

Apesar dos muitos benefícios que pode oferecer à saúde, o uso de barbatimão exige alguns cuidados e não é indicado para todos.

Cuidados

“Um cuidado essencial é nunca exceder o consumo de um litro de chá de barbatimão por dia. Além disso, as sementes não devem ser ingeridas, pois são tóxicas”, destaca Ellen.

Contraindicações

“O barbatimão pode causar irritação no estômago, não sendo recomendado para pessoas com problemas como úlceras e câncer de estômago. Não deve ainda ser utilizado por gestantes e lactantes”, destaca a nutricionista Ellen.

Tudo isso reforça a importância de contar com orientação de um médico ou nutricionista antes de começar a utilizar o barbatimão para, então, poder usufruir dos benefícios que ele oferece. 

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.


Artigos Relacionados