7 segredos para melhorar o seu crédito e ter uma vida financeira equilibrada

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de outubro de 2019 às 14:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A diferença de alguns pontos no score pode significar uma quantia significativa na hora de financiar

​A maioria de nós paga as compras maiores – de imóveis a carros – com sistema de crédito (prestações), empréstimo pessoal ou cartão de crédito. 

Dessa forma, a análise de crédito é de extrema importância. Quanto melhor ela for, maior a probabilidade de você obter uma boa taxa de juros.

A diferença de alguns pontos no score pode significar uma quantia significativa na hora de financiar um carro ou uma casa ou até mesmo para pegar um empréstimo em uma emergência. 

Confira a seguir as dicas de especialistas de como melhorar seu crédito:

1. Peça tolerância

O mais importante para ter uma boa imagem no mercado é não atrasar os pagamentos de compromissos como cartão de crédito,financiamento do apartamento ou do carro.

Mas, se você estiver duro este mês e tem sido um cliente modelo até então, não há solução fácil: ligue para o credor e tente negociar a dívida. 

Se você tiver um bom histórico, suas chances são razoáveis e você vai conseguir manter sua boa situação de crédito. 

Mas lembre-se de que isso é uma estratégia planejada para dar-lhe tempo para respirar. 

Você não pode ligar mês após mês e sempre esperar conseguir um adiamento.

2. Faça um planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro é fundamental para não atrasar pagamentos e fazer dívidas. 

Pode ser por meio de aplicativos no celular, planilhas no computador ou o bom e velho caderninho, o importante é saber o quanto entra e o quanto sai todo mês da sua conta-corrente.

Procure o caminho mais simples. Reunir os gastos variáveis da semana (cafezinho, transporte etc.) em uma só categoria, por exemplo, pode simplificar seu planejamento.

Geralmente, quando fazemos planos muito elaborados, perdemos a disposição após algumas semanas. Afinal, ninguém gosta de ficar atualizando planilhas complexas, certo?

3. Tenha margem para imprevistos no planejamento

Ao fazer o seu planejamento, tenha em mente que viver com um orçamento muito justo é perigoso: a qualquer momento um pequeno ou grande imprevisto pode acontecer e bagunçar as contas. 

Por isso, tente deixar em torno de 15% da sua renda reservada para essas situações.

4. Renegocie dívidas

Após fazer o seu planejamento e descobrir o total das dívidas, se não for possível pagar à vista, estabeleça o quanto você pode usar do seu orçamento para pagar as pendências e encaixe tudo lá.

Tente comprometer no máximo 20% do que recebe em um mês para não acabar atrasando outras contas.

Se tiver múltiplas dívidas com vários credores, renegocie para que as parcelas caibam nesse valor mensal destinado a elas.

5. Limite o número de pedidos de crédito

Nunca peça mais do que dois cartões de crédito ou outros empréstimos ao mesmo tempo.

Quando os sistemas de análise de crédito veem que você pediu três ou mais empréstimos em um período curto, eles entendem que você está precisando de dinheiro desesperadamente. E pessoas desesperadas representam alto risco.

6. Evite atrasar pagamentos

Mantenha os pagamentos em dia. Colocar as contas em débito automático, por exemplo, é uma ótima forma de evitar atrasos por esquecimento ou falta de tempo. 

Mas lembre-se de assegurar que vai ter dinheiro suficiente na conta para cobrir os pagamentos do dia para não entrar no cheque-especial.

7. Cheque sua situação de crédito

Hoje, as clonagens de cartão de crédito e golpes com boletos falsos são comuns. Isso não apenas diminuirá seu crédito, mas também tomará seu tempo, esforço e paciência.

Mas, se você  confere a fatura e os boletos no momento que recebe ou, melhor ainda, controla o extrato on-line, você rapidamente irá descobrir algum erro ou uso indevido do seu cartão e conseguirá tomar providências a tempo.


+ Economia