68º. Dia de Lives musicais incríveis

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 22 de maio de 2020 às 17:28
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Acredito que nunca tivemos tantas oportunidades de assistir músicos com tamanho gabarito, no conforto de nossas casas como estamos tendo agora.

O que me chama a atenção é que os palcos do mundo inteiro foram fechados. Grandes salas de concertos, Teatros magníficos, Anfiteatros exuberantes agendados com os melhores instrumentistas da nossa era, fechados!

Quando quero pensar em reclamar do meu mundinho que mudou, olho pra fora e vejo o que aconteceu com todos eles. De repente, grandes maestros que dedicaram sua vida inteira à música, à regência, ao estudo de um instrumento musical, agora não podem reger, porque todos estão Em Casa!

Os grandes shows sempre encontram uma saída, a música popular se reinventa de uma forma ou de outra, todos estamos passando por dificuldades, é claro, mas pense em quem dependia do palco, exclusivamente do palco…

Fico imaginando a Sala São Paulo, onde eu gostaria de estar todos os dias bebendo de tudo o que apresentam naquele lugar maravilhoso… Fechada!

Vi um post de uma organizadora de Concertos, que tem uma agência na Suiça, lamentando o cancelamento de um super evento revelando um talento ímpar por estes dias. Foi o lugar onde fiz um excelente e inesquecível curso de verão, em Samedan, Alpes Suíços. Tudo completamente fechado. Quanta tristeza meu Deus! E ao mesmo tempo quanta mudança!

Os mestres daquele local começaram a estudar músicas novas e postando no Facebook, hummm que presente! O que antes era para alguns poucos, agora é para todos. Não existe divisão. Os que quiserem tem acesso. Só não tem se não quiserem, porque está ali para todos! Se antes, fazíamos um enorme esforço para frequentar estes cursos pela distância, pelo gasto, por todas as dificuldades, de idioma, etc agora estão ali grande parte dos momentos vividos neles. Então, agora não se pode dizer: – como você tem sorte de poder assistir a estes concertos! Não. Primeiro que não foi sorte, foi desprendimento, economia, viver por muito tempo com o básico do básico para poder ir, desapego dassimples e pequenas mordomias por muito tempo. Segundo, que agora está para todos. Não se tem desculpas mais que não pode ir por este ou aquele motivo. Está para todos. É só buscar. Está ali na preciosa internet que nos traz tudo nas mãos.

Em Franca, as lives maravilhosas que temos visto de músicos talentosíssimos, os quais confesso, eu nem conhecia. Também não vê quem não quer. Anúncio de 3,4,5 lives por semana de todos os gêneros musicais, grupos fantásticos, solos fantásticos, músicos que agora podem ser vistos. Mais uma vez digo: não há desculpas. Não vê quem não quer.

E no youtube, a quantidade de músicos que resolveram repartir seu talento postando vídeos os mais variados nesta quarentena… Muito obrigada a todos que se dispuseram a fazer isso por nós, que presos em casa podemos ainda degustar desse carinho para a alma e os ouvidos!

Isso, sem contar os inúmeros vídeos antigos que o pessoal começou a buscar e postar: Tom Jobim, Elis, e tantos outros maravilhosos da década de 70, 80. Muita coisa boa de verdade!

Veja este do último sábado de Tunico Magno:

https://www.facebook.com/matheuserosaria/videos/998963453833812/

Agora esta gravação do youtube de Beto Eliezer, que cabe tão bem a reflexão para este momento COVID 19, numa interpretação tão linda:

E ainda esta , no Instagram, da Hochschule für Musik Franz Liszt onde tive a grande oportunidade de fazer curso por 3 vezes:

https://www.instagram.com/p/CAM62K5A-eR/?igshid=jl2qernd31eu&fbclid=IwAR3l5PCBgBHWv9BADL2cCUQYNHJLFp3OS6qs3ksRjsXfnQIvn6c962vy-eg

Quem procura, acha! Procure e vai encontrar preciosidades, verdadeiras jóias no mundo digital !

Boa escuta!


+ zero