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Pesquisa mostra como os consumidores se preparam para a data anualmente e os itens não essenciais mais desejados
A Black Friday já é considerada uma das maiores datas comerciais do Brasil, ocupando espaço de importância para o comércio com celebrações como o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Tendo sua primeira edição realizada em 2010 no país, a data já é um marco entre os brasileiros, que frequentemente aguardam a Black Friday para realizarem muitas de suas compras.
Com grande volume de vendas de produtos eletrônicos, eletrodomésticos, itens de moda e cosméticos, a data promete oferecer vantagens para todos os públicos.
Indo para sua 13ª edição e estando fortemente consolidada no Brasil, a Black Friday trouxe novos costumes de compra, como a prática de pesquisar os preços dos produtos de interesse com antecedência para que se possa fazer uma comparação dos valores posteriormente.
Plataforma de avaliação
Buscando entender os novos hábitos de consumo relacionados à data, o Guia dos Melhores, plataforma de avaliação de produtos, realizou uma pesquisa com brasileiros de todas as idades e regiões do país como forma de compreender com mais detalhes os costumes que se criaram entre os brasileiros acerca da Black Friday.
Inicialmente, um fator importante para a realização das compras de forma segura é a escolha de locais de confiança.
Com o crescimento do e-commerce, utilizado cada vez mais em períodos de grande relevância comercial, surgiram também muitos tipos de fraudes voltadas ao universo digital, que utilizam de datas como essa para aplicar golpes em quem não está bem informado e acaba caindo em sites não confiáveis.
Sobre o tópico, perguntou-se aos entrevistados como eles escolhem os locais onde farão suas compras na Black Friday.
Dispersão
A grande maioria, que representa 65% dos respondentes, disse realizar suas compras apenas em sites, aplicativos ou redes sociais de lojas ou marcas que já conheça ou que já tenha realizado compras anteriormente; 15% dos perguntados optam por fazerem suas compras apenas em lojas físicas, pois gostam de ver os produtos fisicamente antes de adquiri-los e, com mesma porcentagem, 15% afirmam não terem problemas em comprar em sites desconhecidos, desde que esses pareçam confiáveis.
Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores, analisa a questão da segurança no momento da compra para o consumidor.
“Como gestor de um site de avaliação de produtos, sabemos da importância de orientar o público para sites de compras que sejam confiáveis. A Black Friday é uma data com muitas oportunidades de compras que realmente valem a pena, mas é importante estar atento para aqueles descontos atrativos demais, que podem ser uma isca para o consumidor que não esteja atento. A forma mais segura de realizar as compras é a pesquisa antecipada e o cuidado redobrado. Optar por comprar em sites conhecidos é um bom caminho para estar protegido”.
Produtos essenciais ou itens de desejo?
Em relação aos produtos que são adquiridos na Black Friday,
64% dos entrevistados indicaram que suas compras são principalmente de produtos dos quais eles realmente estavam precisando;
32% disseram que, muitas vezes, as compras na data são de produtos que não estavam precisando necessariamente, mas que já desejavam;
23% dos respondentes costuma aguardar para adquirir produtos para os quais se programa para comprar anualmente na data, fazendo um estoque dos itens para consumi-los ao longo dos outros meses;
21% disseram que as compras geralmente são de produtos que não precisavam, mas que acabam adquirindo pelo valor reduzido.
Quem espera para comprar na Black Friday
E os consumidores realmente esperam a Black Friday para fazerem suas compras?
33% dos entrevistados disseram que aguardam a Black Friday para fazerem compras apenas quando a data está próxima do momento em que precisa ou deseja um produto;
27% esperam apenas no caso de compras de grande valor;
17% aguardam no caso de produtos que não são de extrema necessidade, e que podem esperar para ver se conseguem comprar por um valor reduzido;
12% disseram não aguardar, pois compram o produto assim que precisam ou tem vontade de adquiri-lo;
8% dizem que não costumam fazer compras na Black Friday.