Embora esses usos domésticos sejam pouco conhecidos, saber sobre eles pode trazer soluções práticas para a rotina da casa
Você sabia que a água sanitária vai muito além de ser apenas um produto para desinfetar superfícies e acabar com as bactérias do banheiro?
Esse poderoso aliado da limpeza doméstica também esconde algumas maneiras alternativas de uso, oferecendo soluções práticas para o dia a dia.
Embora esses usos sejam pouco conhecidos, saber sobre eles pode trazer soluções práticas para a rotina. Ficou curioso? Veja quais são essas utilidades.
Pouco conhecidas
1. Higienização de hortaliças
Você provavelmente está se perguntando: a mesma água sanitária que uso para limpar a casa, eu também posso usar para higienizar frutas, verduras e legumes? E a resposta é sim!
Basta diluir uma ou duas colheres do produto em um litro de água e lavar as hortaliças, removendo as toxinas. Mas aí vai um aviso, nunca utilize o produto sem diluí-lo.
2. Customizar roupas
Embora pareça loucura, é isso mesmo que você leu! Há um tempo, tomou conta da internet uma moda chamada “Tie Dye”, na qual algumas pessoas utilizavam o produto para fazer arte nas roupas.
É super simples de fazer e o resultado pode agradar muita gente. Veja um vídeo:
3. Tirar mofo das paredes
Quem nunca teve problemas com infiltração em casa, que atire a primeira pedra, mas a pior parte é o mofo que fica impregnado na parede.
Para removê-lo, é muito simples: basta aplicar água sanitária diretamente nas manchas e esfregar um pouco, mas lembre-se de usar máscara e luvas durante o processo.
4. Preservação de flores
Flores e plantas são um lindo presente, que infelizmente dura muito pouco por serem frágeis. Mas, é possível preservá-las por mais tempo utilizando água sanitária.
Basta colocar algumas gotinhas do produto diretamente no vaso da planta para evitar que fungos e bactérias apodreçam as pétalas.
5. Limpeza de caixas d’água
A água sanitária também pode ser usada para manter a limpeza de caixas d’água, uma tarefa essencial para garantir a qualidade da água utilizada em casa.
A cada seis meses, é recomendado esvaziar a caixa d’água e limpá-la utilizando o produto, evitando o acúmulo de microrganismos.
Por fim, uma boa dica para as mamães é lavar os brinquedos das crianças utilizando um pouco de água sanitária.
Segundo o Portal 6, quando diluída, ela acaba com as bactérias presentes nos brinquedos que, normalmente, os pequenos costumam colocar na boca.