compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Para desinchar depois do Ano-Novo, nutricionista especialista em alimentação detox ensina dicas simples: uma delas é apostar no consumo de folhosos
Depois de ter exagerado na ceia de Ano Novo, muita gente tenta reverter os ‘estragos’ – foto Freepik
Como desinchar depois do Ano-Novo? Todo ano muita gente se pergunta a mesma coisa depois de ter exagerado na ceia de fim de ano.
Nessa época não faltaram espumante, peru, rabanada, bolinho de bacalhau, pudim e mais um monte de delícias.
Só que comer e beber demais acaba prejudicando o corpo, de acordo com a nutricionista Carol Caldas, especialista em alimentação detox.
A principal dica para desinchar depois do Ano-Novo é apostar na alimentação saudável, com direito a muitos legumes.
“Após as festas, ficamos mais inchados porque o fígado fica mais sobrecarregado. Voltando à alimentação correta, a tendência é eliminarmos esse líquido depois de dois a três dias”.
“Para isso, beba bastante água e coloque alimentos diuréticos em todas as refeições: espinafre, rabanete, tomate, beterraba, brócolis, quiabo”, alerta a especialista.
Além desse inchaço, a curto prazo a comilança nos leva a ter bactérias ruins no intestino.
“Essas bactérias ruins se alimentam de açúcares, farinhas brancas e leite, causando um desconforto intestinal”.
“Quando voltamos a consumir folhas, legumes e verduras, as bactérias boas voltam a crescer, restabelecendo o equilíbrio da nossa microbiota intestinal”, explica.
Confira as 4 dicas da nutricionista Carol Caldas para limpar o organismo depois de exagerar no fim de ano:
1. Aposte na alimentação colorida
Uma semana após as festas, recomendo uma alimentação com três cores, no mínimo, em cada refeição. O fígado gosta de nutrientes e quanto mais cores, mais nutrientes temos.
Dessa forma, busque sempre ter três cores diferentes em todas as suas refeições e não pule as refeições, pois precisamos fazer pelo menos cinco refeições ao dia.
2. Beba chás e suchás
Podemos investir em chás antioxidantes como: hibisco, calêndula, rooibos, melissa, cardo-mariano, chá verde, chá de capim-limão.
“Particularmente, gosto da combinação de suchá: suco + chá, pois assim podemos mascarar o gosto de chás com sabor mais amargo, como o chá verde por exemplo. Um suchá delicioso é chá verde de abacaxi com hortelã, que é superbenéfico para o pós-festa”, diz ela.
3. Peixes e frutos do mar são bem-vindos
Logo depois das festas, devemos evitar carne vermelha porque ela precisa de um sistema digestório funcionando 100% para uma correta digestão.
E no pós-festa de fim de ano estamos mais debilitados. Por isso, procure consumir mais peixes e frutos do mar no lugar da carne vermelha.
4. Movimente-se
Exercícios aeróbicos são essenciais para colocar o fígado para funcionar e dar um booster na eliminação de toxinas, além de promover uma melhora na circulação sanguínea.
Vinte minutos de HIT (Treinamento de Alta Intensidade) pela manhã já é suficiente para aumentar o funcionamento hepático e promover uma detox mais eficiente.
*Informações Receitas Globo