3ª Caminhada de Combate ao AVC: evento com foco na prevenção será no dia 28

  • Entre linhas
  • Publicado em 18 de outubro de 2018 às 20:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atividade organizada pela Santa Casa de Franca terá início às 8h e contará ainda com orientações médicas

Com a proposta de incentivar hábitos saudáveis na população de Franca e prevenir os casos de AVC – Acidente Vascular Cerebral, a equipe multiprofissional da Neurologia da Santa Casa de Franca em parceria com a equipe do Curso de Medicina da Unifran (Universidade de Franca) programa para o próximo dia 28 de outubro, um domingo, com saída em frente ao Supermercado São Paulo, no início da Avenida Presidente Vargas, a 3ª Caminhada de Combate ao AVC.

A atividade que é gratuita e terá início às 8h, tem como tema “O AVC dificulta o meu caminhar. Mas eu ainda quero voar”, e contará com orientações com profissionais da saúde, além de quiosques de aferição de pressão arterial e glicosimetria. 

O evento ocorre em nível mundial e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância das atitudes preventivas, fornecendo informações relevantes.

O Acidente Vascular Cerebral acomete anualmente um grande número de pessoas, podendo ser evitada com simples mudanças de rotina e hábitos saudáveis. O total de casos e os problemas gerados por eles podem ser menores se forem adotadas medidas preventivas. “Trata-se de uma doença grave, autoimune e incapacitante, mas que tem uma grande capacidade de prevenção”, afirma o diretor científico da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Rubens Gagliardi.

PREOCUPAÇÃO

No Brasil, o AVC é a causa mais frequente (10% do total) de óbito na população adulta e consiste no diagnóstico de 10% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados mais recentes do Ministério da Saúde, de 2016, apontam que, naquele ano, o SUS registrou 188,2 mil internações para o tratamento de AVC isquêmico e hemorrágico, além de 40 mil óbitos pela doença.

Atualmente, o Brasil é referência no tratamento do AVC para os demais países da América Latina e já dispõe de Linha de Cuidados em AVC estabelecida como política pública de saúde.


+ Saúde