282 notificações de casos de dengue são registradas em Franca desde o início do ano

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de maio de 2020 às 23:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vigilância Ambiental e Epidemiológica reforçam importância da população colaborar com cuidados diários

 A Prefeitura de Franca, por meio da Vigilância Ambiental e a Epidemiológica, tem registrado até essa semana 282 notificações de casos de dengue no município, somados desde o início do ano. 

Ao todo foram 15 casos positivos (sendo 1 importado) e 30 negativos, registrados até a tarde desta quarta-feira, 13.

Números altamente positivos se comparados com a realidade de outras cidades do mesmo porte ou regiões, mas que requerem o estado de alerto e cuidados permanentes, em especial nesse instante de pandemia que muitas pessoas estão reclusas.

A orientação é que cada morador procure dedicar parte do seu tempo para limpar vasilhas com água parada, calhas e outros ambientes que possam se transformados em criadouros.

Como medida de combate, a Prefeitura segue realizando o Arrastão da Limpeza uma vez ao mês, nos bairros com maiores emissões larvárias, com o intuito de recolher objetos indesejados que possam se tornar um criadouro do mosquito transmissor da dengue.

Esse trabalho é integrado da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente com a participação da Vigilância Ambiental.

 Além dessa medida, é necessária a colaboração da população, que pode aproveitar esse período de quarentena devido a pandemia do coronavírus para realizar uma limpeza periódica em casa, conforme tem sido levado aos moradores nas visitas feitas pelos agentes. 

Tudo agora está sendo conduzido de maneira mais cuidadosa, como forma de evitar a disseminação da Covid-19.

 A Vigilância lembra que com atitudes simples todos podem ajudar, eliminando aos possíveis criadouros do mosquito em varandas, quintais e jardins, ao manter sempre limpas as calhas, ralos, piscinas e caixas d’água, retirando qualquer objeto que possa acumular água, como latas e garrafas.  

É preciso que a população esteja em alerta e faça a sua parte, visto que as visitas feitas pelos agentes de vetores estão restritas por conta das medidas de prevenção ao coronavírus. 

Mesmo com a pandemia, é necessário que não se deixe de lado o combate ao mosquito da dengue e cada pessoa faça sua parte.


+ Saúde