200 anos de Franca: mais de 2.000 estudantes celebram com visita à Casa da Cultura

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 16 de maio de 2024 às 12:30
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Secretaria de Educação preparou material especial de estudo para os alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino, na qual eles vão se aprofundar sobre a história da cidade

Mais de 2 mil estudantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história de Franca

 

Em comemoração aos 200 anos de Franca, a Secretaria de Educação preparou um material especial de estudo para os alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino, na qual eles vão se aprofundar sobre a história da cidade.

Além disso, haverá passeios monitorados a Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’.

“São ações que têm o objetivo de mostrar a estas crianças, que elas são cidadãs e que cada uma pode participar e transformar o processo histórico e cultural do meio em que vivem”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.

As visitações, que foram iniciadas nesta semana, pelas EMEBs Profº ‘José Mário Faleiros’, do Jardim Aeroporto II e ‘Profº Paulo Freire’, Jardim Aviação, continuaram neste mês e em junho, com o objetivo de conhecer e interagir com a história do município, em comemoração aos 200 anos, que serão celebrados em 28 de novembro deste ano.

Ao todo, 2.184 estudantes e 100 professores terão a oportunidade de conhecer vários espaços como a sala do COMDECON, local onde acontecem as reuniões do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra; sala do artista Bonaventura Cariolato (obras de arte do artista plástico, fotógrafo e arquiteto, retratando lugares da cidade e região); Sala Espaço da Academia Francana de Letras (os estudantes aprenderão sobre o que faz um acadêmico para ser considerado imortal); Sala Espaço do Museu Imagem e Som, Pinacoteca, entre outros.

De acordo com a secretária Márcia Gatti, o material elaborado pelas equipes da secretaria conta com elementos, como a bandeira e o hino de Franca, conteúdos para que o aluno possa identificar conceitos de mudança e permanência dos espaços urbanos e na história da cidade; perceber a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural do município e identificar diferentes origens culturais entre os habitantes da cidade (partindo da própria família).

As atividades estão em um contexto de investigação, pesquisa, exploração e resgate da história da cidade.


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