compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Uma segunda unidade já está autorizada, com licitação feita e no aguardo de ordem de serviços, no Jardim Luíza, também na região Norte da cidade.
Primeiro Ecoponto de Franca está sendo construído no bairro City Petrópolis
A Prefeitura de Franca segue com as obras do primeiro Ecoponto da cidade, já todo fechado com muro, em uma área institucional localizada na Avenida São Pedro, s/n, no bairro City Petrópolis.
Uma segunda unidade já está autorizada, com licitação feita e no aguardo de ordem de serviços, no Jardim Luíza, também na região Norte da cidade.
A Secretaria de Infraestrutura está fazendo o acompanhamento periódico dos trabalhos e ressalta a importância desses equipamentos, para oferecer opções à população, na destinação de pequenas quantidades de resíduos, cujo impacto espera que seja a redução da poluição visual na cidade.
Os recursos empenhados no City Petrópolis são da ordem de R$ 235,1 mil e a empresa responsável trabalha na conclusão da estrutura de alvenaria.
O que são os Ecopontos
Os Ecopontos são locais preparados com uma estrutura básica, fechados com muro, com um portão único de acesso e saída, que permite o controle do que é descartado e, posterior, separação, de acordo com a natureza dos produtos.
O material que for passível de reaproveitamento, será selecionado e destinado para a Cooperativa de Recicláveis.
Nesses locais, haverá uma pessoa para realizar esse controle. A população poderá fazer o descarte de resíduos diversos, como restos de construção (em pequenas quantidades, cujo limite será estipulado), recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos e vidros. O que não for reaproveitável será recolhido e destinado ao Aterro Sanitário.
Para o secretário de Infraestrutura, Nicola Rossano Costa, é uma medida que vai facilitar aos pequenos geradores de resíduos a correta destinação, diminuindo a incidência da poluição visual, com as pessoas atirando lixos nas margens de avenidas, rodovias e terrenos vazios, o que caracteriza infração ambiental.
O Ecoponto contará com compartimentos para a destinação separada de determinados materiais, de tal forma que uma boa parte, poderá ser reciclada.
Num segundo instante poderá receber também, resíduos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias, pneus e outros materiais que expostos ao ar livre podem armazenar água e se transformar em focos de disseminação de doenças e do mosquito transmissor da dengue.