compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
15% dos brasileiros realizam atividades por meio de empresas e a grande maioria (58%) promove ações sociais com frequência
Não tem onda de ódio que tire a generosidade do povo brasileiro. Pelo quarto ano seguido, subimos no ranking dos países mais generosos do mundo. O Brasil foi de 54º para o 18ª lugar.
É o que mostra o resultado do World Giving Index (WGI) 2022. O ranking, realizado pela respeitada organização britânica CAF (Charities Aid Foundation) mostra aumento de doações e no voluntariado do brasileiro em 2021.
Os dados comprovam que mais da metade dos brasileiros (56%) já fez ou faz alguma ação solidária. 15% deles realizam atividades por meio de empresas e a grande maioria (58%) promove ações com frequência. E mais: 68% responderam que dedicam mais de 5 horas por mês na prática voluntária.
Aumentou a solidariedade
Segundo o portal Só Notícia Boa, em 2020, 35% dos brasileiros afirmaram ter praticado algum gesto de solidariedade. Em 2021 esse percentual que subiu para 47%.
Na ajuda a estranhos, o indicador aumentou de 63% para 76%.
Nas doações em dinheiro, o percentual subiu de 26% para 41%.
Já no voluntariado, aumentou de 15% para 25%.
O estudo
O World Giving Index (WGI) 2022 é o mais respeitado estudo que mede a generosidade global. O WGI ouviu quase 2 milhões de pessoas desde 2009.
Este ano o levantamento inclui dados de 119 países, representando mais de 90% da população adulta global.
Ele analisa três quesitos:
a) – atos de bondade em relação a desconhecidos
b) – doações em dinheiro e
c) – ações de voluntariado
Pobres e vulneráveis
E o crescimento brasileiro no ranking aconteceu em todas as categorias de avaliação. O mais expressivo foi na “ajuda a um desconhecido”. Subimos de 36º para o 11º lugar.
O resultado do estudo está sendo lançado durante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, encontro que debate o papel do setor privado no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“A generosidade assume diferentes formas ao redor do mundo, e até mesmo suas definições diferem entre as culturas […] A covid-19 afetou mais os mais pobres e vulneráveis do mundo […] No entanto, após dois anos difíceis e com mais desafios que provavelmente virão, continuamos a ver grandes exemplos de generosidade global”, disse Neil Heslop, CEO da Charities Aid Foundation no relatório.
Países mais generosos do mundo
Pelo quinto ano consecutivo, o país mais generoso do mundo é a Indonésia. Lá, 84% das pessoas afirmam ter feito alguma doação em dinheiro em 2021, 63% fizeram o voluntariado e 58% ajudaram pelo menos uma pessoa desconhecida.
Em 2021, os dez países mais generosos do mundo foram
Indonésia
Quênia
Estados Unidos
Austrália
Nova Zelândia
Mianmar
Serra Leoa
Canadá
Zâmbia e
Ucrânia
A Ucrânia, em guerra, subiu do 20º para o 10º lugar e foi o único país europeu entre os dez primeiros.
Com informações do CAF