compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Franca celebra conquista no ensino; escolas municipais superam metas e recebem reconhecimento estadual

O reconhecimento é destinado às escolas que superaram as metas de 2024 na avaliação estadual SARESP
A educação de Franca dá mais um motivo de orgulho para a população. Na última terça-feira, 13 escolas municipais foram contempladas com o ‘Prêmio Excelência Educacional’, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo durante a Premiação do Alfabetiza Juntos.
O reconhecimento é destinado às escolas que superaram as metas de 2024 na avaliação estadual SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
As escolas vencedoras foram: Prof. Christianne Dezuani, Dorotea Paulino, Fausto Alexandre, Florestan Fernandes, Hélio Paulino Pinto, José Mário Faleiros, Frei Lauro, Paulo Freire, Rita de Cássia, Dr. Rubens Zumstein, Sueli Contini, Valéria Teresa e Valeriano Gomes (CAIC).
Além do prêmio, as instituições terão acesso a uma verba destinada ao aprimoramento das práticas pedagógicas.
Além do prestígio do prêmio, as escolas terão acesso a uma verba extra destinada ao aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas.
Educação que transforma
Os critérios para o Prêmio Excelência Educacional são baseados no Índice de Excelência Educacional (IEE), que considera não apenas os resultados do Saresp, mas também fatores como evolução nas notas, complexidade da escola, tamanho da unidade, vulnerabilidade social e regime de ensino (parcial ou integral).
Franca foi representada no evento por Camila Garcia Gonçalves, chefe de gabinete da Secretaria de Educação, e Sandra Elisa Fernandes, chefe do Setor de Formação Continuada.
Em breve, um quadro comemorativo será entregue ao prefeito Alexandre Ferreira, e os recursos financeiros serão enviados para investimento nas escolas premiadas.
Resultados que inspiram
O destaque na premiação é mais um exemplo do avanço da educação municipal em Franca. Além do ‘Prêmio Excelência Educacional’, a cidade também foi reconhecida recentemente com o Prêmio PAR (Programa Alfabetização Responsável) e o Selo Ouro do Ministério da Educação.
Para se ter uma ideia da evolução, em 2021, apenas 75% dos alunos estavam alfabetizados ao final do 2º ano.
Hoje, esse índice já ultrapassa 94%, reforçando o compromisso das escolas e professores em garantir o aprendizado de qualidade para as crianças da cidade.
Franca segue como exemplo de como a educação pode transformar vidas, com resultados que refletem o esforço coletivo de toda a comunidade escolar.