Conheça plantas que se dão bem em ambientes fechados, que não só sobrevivem, mas florescem com uma iluminação limitada
Em um mundo cada vez mais dominado por ambientes fechados e espaços urbanos, a busca por plantas que florescem em condições de pouca luz se torna essencial para trazer um toque de natureza para nossos lares e escritórios.
Se você tem um cantinho na sua casa que parece precisar de um pouco mais de vida, as plantas podem ser a solução. A falta de luz solar direta não precisa ser um obstáculo para cultivar lindas plantas em ambientes internos. A natureza tem soluções para todos os ambientes, incluindo aqueles com pouca exposição ao sol.
Conheça 10 plantas incríveis e resilientes que se dão bem em ambientes fechados, que não só sobrevivem, mas florescem com uma iluminação limitada, oferecendo uma solução perfeita para quem procura integrar a natureza ao seu cotidiano, mesmo quando longe da luz solar abundante, trazendo vida e frescor para dentro de casa, sem preocupação.
01- Aglaonema
A aglaonema é uma das plantas mais escolhidas para decorar escritórios e shoppings, isso se deve pela sua fácil adaptação ao clima, luz baixa, sombras e água moderada uma vez por semana.
02- Espada-de-São-Jorge
A espada-de-são-jorge prefere a meia-sombra, por isso significa que os vasos devem ser deixados em áreas iluminadas, mas que não recebem incidência solar direta. Um ambiente iluminado por lâmpadas pode ser o suficiente para o desenvolvimento dessa planta, o que a torna perfeita para ambientes fechados.
03- Pacová
Essa planta gosta de ambientes bem iluminados, com sombra ou meia sombra e rega moderada, sendo uma vez por semana o suficiente, o ideal é deixar o solo úmido, não encharcar. O pacová não suporta muito bem o frio, por isso, o clima da região deve ser preferencialmente quente.
04- Lírio da Paz
O ambiente interno é o melhor para essa planta. Ela se desenvolve melhor se cultivada à meia-sombra, pois é uma planta que cresce debaixo de árvores maiores, protegida dos raios diretos do sol.
05- Samambaia
A Samambaia gosta de luz indireta e prefere ficar na sombra. Elas podem ser colocadas em lugares com pouca ou bastante luminosidade, mas nunca sob a luz direta do sol.
06- Jiboia
A jiboia gosta de sol, mas sobrevive melhor em ambientes com luz indireta, o que a torna bastante indicada para se ter dentro de casa. O ideal é mantê-la em locais com iluminação indireta, para não queimar suas folhas.
07- Zamioculca
Essa planta se adapta bem a ambientes internos e externos com bastante ou pouca luz, sendo resistente e durável. Porém, ela não gosta da luz direta do sol, já que pode causar queimadura nas folhas, fazendo com que elas fiquem manchadas.
08- Antúrio
O sol em excesso pode prejudicá-la, por isso, a planta é melhor cultivada em áreas com luz indireta. O antúrio adora áreas próximas das janelas e varandas, pois recebe luz indireta e ventilação.
09- Orquídea
As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, mas nunca recebendo diretamente os raios solares, pois o sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, não é recomendável colocá-la em espaços externos sem proteção.
10- Violeta
Segundo o portal Curta Mais, as Violetas precisam de muita luz para florescer, mas não suportam o sol direito. O recomendável é mantê-las em ambientes internos próximo às janelas mais luminosas da casa, mas sempre protegido de luz solar direta.