10 de julho DIA DA PIZZA

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 8 de julho de 2020 às 09:52
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Harmonizada com vinho fica muito melhor

“ Dia da Pizza: A data é comemorada no dia 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita realizada por Rafaelle Esposito, em Napóles, na Itália, no século XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita.”   … – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/…

E esta iguaria foi se adaptando ao gosto dos brasileiros… Onde a cobertura original era apenas alguns ingredientes, com pouca variação, no Brasil a criatividade rolou solta.

O interessante que esta variedade de sabores, nos abre um leque de opções para harmonizar com vinhos. O que deixa as pizzas mais gostosas ainda.

Para alguns isto é uma aberração e um desrespeito com a tradição, mas na maioria, gostamos das tradicionais mas sempre temos uma queda pelas “inventadas” onde cada uma leva a característica da região.

Acho sempre muito interessante ir em pizzaria de lugares diferentes e pelo menos ler as pizzas inusitadas. Já pensaram quais as pizzas mais estranhas que já viram num cardápio? E que muitas vezes tem haver com o lugar.

Foto acima: Pizza de cordeiro e cebola caramelizada e camarão com alho poró e nozes.

Sempre acho interessante quando uma pessoa descobre que trabalho com vinhos e que sou interessada no assunto, lá pelo meio da conversa vem um “E pizza, combina com que vinho?”… a vontade é responde: Com todos. 

Bem mas aí vou explicando que esta ideia isto combina com aquilo, as vezes é muito vaga. Temos pizza de mozzarella até Pizza de Ovelha com cebola caramelizada. Isto mesmo, você não leu errado, um dia fui a uma pizzaria , por sinal muito boa em Bento Gonçalves-RS, chamei o garçon e perguntei: Qual pizza sai mais? A resposta foi: Pizza de costela e a de ovelha com cebola caramelizada. 

Bem, para este tipo de Pizza estava fácil de escolher, um tinto muito encorpado. Mas e para os outros sabores?

Ahhh, não posso esquecer da pizza de Cachorro Quente, que conheci a primeira vez em Balneário Camboriú-SC e a pizza de Geleia de Maçã com Nata que conheci em Igrejinha-RS, esta era de “comer rezando”, de tão boa.

O modo mais fácil, é pensar que um sabor não pode sobressair ao outro, mas sim complementar. Esta é uma dos muitos tipos de harmonização. Nada melhor que conhecer a pizza ou pedir uma explicação para o garçon, onde podemos descobrir algumas dicas. Uma pizza de calabresa pode ser simples ou ter uma calabresa especial onde a pimenta faz toda a diferença, pode ser um tempero diferente ou uma combinação que naquele lugar é normal, mas que você nunca ouviu falar.

O bom é que temos vários vinhos para você comemorar o DIA DA PIZZA em  ótima companhia. 

Já que não podemos ir até as pizzarias, peça uma entrega. 

Aproveite para passar uma sexta feira comemorando um tipo de comida que nasceu na Itália, mas se adequou ao resto do mundo. E ainda ajuda o comércio local de um jeito saboroso.

Então vão aqui algumas dicas de pizza com vinho, mas já aviso antes, pode fazer outras combinações de acordo com o paladar de cada um.

Margherita – Sauvignon Blanc ou Torrontes

Calabresa – Cabernet Sauvignon, Shiraz ou Sangeovese

Quatro queijos – Espumante Brut ou Chardonnay

Atum – Riesling ou Chardonnay leve

Frango com Catupiry – Rose seco ou tinto leve

Rúcula com tomate seco – Banco seco

Brigadeiro – Porto

Banana – Espumante meio seco ou vinho Late Harvest


+ zero