XIX Olimpíadas das Apaes começam nesta terça-feira em Franca com 17 cidades

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de julho de 2018 às 07:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Serão oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, futebol, natação, tênis de mesa, dama e dominó

A XIX edição das Olimpíadas Especiais das APAES – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais -, organizada pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP) e APAE, que será realizada em Franca este ano, terão início nesta terça-feira.

Estão presentes delegações de 17 cidades, que trouxeram 800 pessoas a Franca, entre atletas, técnicos e acompanhantes. Será um grande evento esportivo, com foco na importância da prática de atividades físicas e da inclusão por meio do esporte. 

Trata-se do maior evento esportivo estadual voltado para pessoas com deficiência intelectual e múltipla e tem como objetivo favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua integração na sociedade por meio da pratica esportiva adequada às suas necessidades.

Segundo a FEAPAES, o esporte também favorece a aquisição de experiências que venham enriquecer conhecimentos das pessoas com deficiência, bem como facilitar sua relação com o meio em que vive, dessa forma contribuindo para o exercício da cidadania. 

A presidente da FEAPAES, a advogada Cristiany de Castro, afirma que, durante os jogos, serão disputadas oito modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, futsal, futebol, natação, tênis de mesa, dama e dominó. Também há oficinas de recreação e apresentações culturais.​


+ Esportes