Sabe que acontece ao cérebro quando você toca em alguém que ama? Veja

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de maio de 2020 às 14:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um estudo examinou imagens de que revelam uma sincronização no cérebro de casais ao beijarem-se

Uma ​pesquisa conduzida por investigadores da Universidade de Aalto e do Centro PET de Turku, na Finlândia, observou a atividade cerebral de dez casais para entender como o contato ativa o cérebro humano, segundo a revista Galileu.

contato físico

“Trata-se de um método excelente para estudarmos a interação natural”. 

“As pessoas não reagem apenas a estímulos externos, mas ajustam as suas atitudes continuamente com base no que esperam que aconteça a seguir”, afirma a neurocientista Riitta Hari, professora na Universidade de Aalto e co-autora da pesquisa inédita, publicada na revista especializada Frontiers in Psychiatry.

Para dar continuidade a pesquisa os investigadores tiveram que criar um novo design para a máquina, e criaram ainda duas bobinas capazes de digitalizar ao mesmo tempo os cérebros dos indivíduos. 

Os voluntários foram instruídos para que durante a experiência olhassem fixamente um para o outro, se beijassem e abraçassem. 

Ao analisar a atividade que ocorria no cérebro, os cientistas notaram que além das zonas motoras e sensoriais que haviam sido ativadas no cérebro dos casais também acabava destacando  – o que se traduzia na imitação dos gestos do outro. 

“Durante a interação social, o cérebro das pessoas está literalmente sincronizado”, afirma o psicólogo Lauri Nummenmaa, do Turku PET Center, num comunicado emitido à imprensa.

“A imitação mental associada aos movimentos de outras pessoas é provavelmente um dos mecanismos básicos da interação social”, concluiu. 


+ Comportamento