Você Sabe Quando Será Substituído?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de junho de 2017 às 15:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Você sabe quando será substituído?

Falando em termos de trabalho, eu imagino que não… Um dos motivos é que ninguém que está satisfeito e gosta do trabalho que executa pensa em ser substituído. Outro motivo é que muitos pensam que são insubstituíveis e, por isso, estão a “salvo”.

Infelizmente, para essas pessoas, trago uma notícia ruim: ninguém é insubstituível.

E nem deve ser! Ah, isso vale também (e principalmente) para aqueles que exercem cargos de liderança, gerência e/ou chefia. Isso por um motivo muito básico e importante: uma das funções de um bom líder é formar e capacitar novos líderes.

Além disso, um dos sinais de que o trabalho do líder está sendo bem feito aparece quando ele precisa se ausentar, seja por conta das férias, licença ou outro motivo. Caso sua equipe consiga responder adequadamente aos desafios que surgem sem perder o ritmo, pode-se dizer que essas pessoas estão sendo bem lideradas. Mas, caso ocorra o contrário e o time perca desempenho em razão da falta de seu líder, isso demonstrará possíveis falhas na performance de quem está no comando.

Vivemos novos tempos onde não é mais possível que gestores se deem ao luxo de acreditar que ninguém está à altura de os substituírem. Afinal, ter alguém que seja capaz de substituir o gestor é bom para todos. A empresa lucra, pois, a eficiência da equipe é otimizada; o gestor tem mais segurança em seu trabalho e pode almejar promoções; e o líder em potencial adquire conhecimentos que o fazem crescer e amadurecer, tanto como profissional quanto em sua vida pessoal.

Como Ser Um Líder Em Potencial

Para se destacar dos demais membros da sua equipe e demonstrar que você almeja um cargo de liderança, é preciso que você tenha algumas características essenciais e saiba demonstra-las!

O primeiro passo é se mostrar disponível e disposto. Assuma responsabilidades, entre resultados, sustente um relacionamento saudável com os demais colaboradores e busque conquistar seu próprio espaço. Ser íntegro e ter visão de futuro, certamente lhe garantirão pontos extras e farão que seja impossível para seus superiores não lhe enxergarem.

Como Escolher Um Substituto

Caso você precise escolher alguém para continuar seu trabalho como líder, alguns pontos devem ser observados. Procure selecionar candidatos que possuam características que se encaixem no perfil da empresa, que tenham força de vontade, sejam humildes e estejam dispostos a aprender e lidem bem com a responsabilidade e pressão que o cargo exige.

Depois de escolhido, coloque os candidatos em testes. Veja como eles respondem a situações complicadas e reais. Isso certamente tornará a decisão mais assertiva e eficaz!

Quer saber mais sobre empreendedorismo e sucesso?

Acesse >> www.fredabrahao.com.br

*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras


+ zero