Você está tendo sonhos estranhos? Coronavírus pode ser o culpado

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 26 de julho de 2020 às 13:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Covid-19: além dos sonhos estranhos, problemas de saúde mental aumentam durante a pandemia

Você tem tido sonhos estranhos durante o período de quarentena? Se sim, não está sozinho. Na internet, principalmente no Twitter, pessoas têm relatado uma rotina noturna muito diferente da que estão habituadas. 

“Sonhei que tinha um homem tossindo em todo mundo na rua, fugi muito dele”, escreveu uma usuária da rede. “Sonhei que tinha esquecido a máscara em casa, foi pânico”, disse outra.

Além dos sonhos estranhos, os problemas de saúde mental estão aumentando durante a pandemia de Covid-19 . Segundo um levantamento inicial publicado pela UERJ (Universidade do Rio de Janeiro), casos de ansiedade e estresse mais que dobraram durante o isolamento social . Já os de depressão tiveram aumento de 90%.  

Para o neurocientista e comentarista da CNN Brasil Dr. Fernando Gomes, os sonhos estranhos fazem parte da fase em que as pessoas estão passando, levando em relação que elas estão mais ansiosas e/ou estressadas devido ao novo coronavírus (Sars-coV-2). 

“Os sonhos traduzem as experiências emocionais mais relevantes vivenciadas em uma época, período ou dia. [Durante este período de pandemia], acaba sendo um termômetro da ansiedade quando as preocupações estão vigentes”, analisa ele. 

Questionado se o regime de quarentena pode afetar as experiências das pessoas enquanto elas dormem, o especialista diz que sim. “Estamos todos envolvidos no mesmo contexto e a mídia reforça essa informação o tempo todo [devido] a relevância desse tema tão em voga”, explica o porquê. 

Isso é tão real que a pesquisa por “sonhos estranhos” no Google teve um salto nos últimos 90 dias em comparação ao mesmo período de 2019. O pico de buscas aconteceu em maio – quando o termo registrou a pontuação máxima em uma escala de 0 a 100. 

Os números não são consolidados, pois os acessos não param. Por isso, a plataforma une períodos e os exatifica de forma simples.

Para Nathan Vieira, desempregado de 22 anos, os sonhos nunca foram um campo comum e, apesar não ter sonhado com o vírus, durante o isolamento ele notou uma mudança brusca no padrão. 

“De uns tempos para cá, o nível de aleatoriedade aumentou bastante. Várias pessoas do meu convívio também passaram a ter sonhos difíceis de explicar. Eu também notei mais dificuldade em dormir.”

Além do estresse constante causado pela imersão na crise sanitária, o sono ruim – relatado por muitos – também é um fator de importância neste fenômeno. De acordo com o Dr. Fernando Gomes, de uma forma indireta a qualidade do sono influencia nos sonhos.

Todavia, pode haver casos sem relação com o vírus, pois, segundo o especialista, remédios para dormir – ou que tenham efeito dormitivo – também podem provocar alterações nos sonhos. 

Mesmo parecendo inofensivo, se não tratada pela pessoa, o contínuo experienciamento de pesadelos relacionados à Covid pode gerar danos futuros. No caso, a pessoa em si pode continuar tendo sonhos estranhos mesmo quando a doença não for mais uma ameaça.


+ Comportamento