Viveiro Transitório de Aves Silvestres é inaugurado nesta sexta em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de novembro de 2015 às 17:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Local foi criado para receber as aves que são apreendidas, vítimas do comércio ilegal e maus tratos

Acontece amanhã, às 10h, a inauguração do VITAS – Viveiro Transitório de Aves Silvestres de Franca. Localizada no Jardim Zoobotânico, a unidade foi criada para receber as aves que são apreendidas, vítimas do comércio ilegal e maus tratos, a fim de receberem cuidados veterinários para que, reabilitadas, possam ser soltas em seus habitats naturais.

Num ambiente bem próximo do natural, em meio a toda vegetação nativa do Jardim Zoobotânico de Franca, o VITAS conta ainda com cobertura e é todo fechado com telas adequadas, onde as aves apreendidas pelo IBAMA e pela Polícia Ambiental permanecerão transitoriamente. O VITAS vem suprir uma necessidade da região de Franca, carente desse tipo de serviços, uma vez que muitas vezes, a Polícia Ambiental não tem para onde destinar os animais apreendidos.

VITAS foi criado para receber aves silvestres apreendidas pela Polícia Ambiental

E para que funcione de forma adequada, a Secretaria Municipal de Serviços e Meio Ambiente, em conjunto com a Vigilância em Saúde, trabalham na manutenção e cuidados com as espécies ali destinadas, contando também com a cooperação do Hospital Veterinário da Universidade de Franca, para os casos em que há necessidade de tratamento.

Ali, as aves serão avaliadas caso a caso e, de acordo com o tipo de maus-tratos recebido, podendo ficar no viveiro para a recuperação e reabilitação até o instante em que tiverem condições de serem soltas em seu habitat natural.

OS RECURSOS

A construção desse espaço pela Prefeitura de Franca, contou com recursos oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente e passa a ser um componente novo para visitação no Jardim Zoobotânico. Em especial, para os alunos que frequentemente passam pelo Núcleo de Educação Ambiental que a Prefeitura mantém naquele local, onde poderão acompanhar aulas a respeito do tratamento que é oferecido às espécies resgatadas.

Construção desse espaço pela Prefeitura de Franca, contou com recursos oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente

A SOLENIDADE

Para marcar a inauguração, será realizada nesta sexta-feira, 10, às 10h, uma solenidade com a presença do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, do promotor do Meio Ambiente, Fernando de Andrade Martins, além de outras autoridades e convidados. A inauguração é aberta ao público.

O Jardim Zoobotânico, que agora conta com o Viveiro Transitório de Aves Silvestres de Franca, fica à avenida São Francisco de Assis, 1000, City Petrópolis. 


+ Cotidiano