Viveiro de mudas da APAE Batatais amplia vendas no período das águas

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de outubro de 2018 às 19:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Recurso obtido é aplicado na manutenção das atividades produtivas e de formação das pessoas atendidas

O local possui uma capacidade produtiva de 150 mil mudas ao ano

Muitas pessoas desconhecem o Viveiro de Mudas Nativas e Ornamentais – ‘Ouro Verde’, da APAE Batatais. Localizado na Unidade de Vivências Ambientais (Estrada Vicinal Dr. Ariovaldo Mariano Gera, nº 2.330), o local possui uma capacidade produtiva de 150 mil mudas ao ano, sendo 77 espécies de árvores nativas e 57 de ornamentais. Todo o recurso recebido com a venda das mudas é aplicado na manutenção das atividades produtivas e de formação das pessoas atendidas pela instituição.

Nesta época do ano a demanda por mudas aumenta. Segundo a bióloga Tatiana Ferreira, que coordena as atividades na Unidade, a temporada das águas, que compreende os meses de outubro a março, na nossa região, é ideal para o plantio de mudas. “O período favorece o cultivo de diversas formas. Primeiro porque oferece água em abundância, o que diminui os investimentos em estruturas de irrigação; e segundo porque a água da chuva é rica em minerais que auxiliam no crescimento das plantas”, explica. A temperatura mais amena e a intensidade menor dos ventos também contribuem com o cenário favorável.

São 77 espécies de árvores nativas e 57 de ornamentais

Atualmente os principais clientes do viveiro de mudas são produtores rurais que têm que compor suas áreas de preservação permanente; prestadores de serviços como engenheiros agrônomos e paisagistas; e também pessoas da comunidade que têm interesse em formar jardins e áreas verdes em quintais e chácaras. “Muitas pessoas não sabem que possuímos toda essa estrutura e que temos condições de oferecer mudas de qualidade a um preço mais baixo em relação à concorrência, aliás, esse é nosso diferencial”, afirma Tatiana.

Renda obtida com a venda de mudas é revertida para a instituição

De acordo com a coordenadora, a falta de conhecimento do espaço e dos produtos que são oferecidos dificulta um maior escoamento da produção. “Estamos abertos para novas parcerias com usinas, viveiros, floriculturas, ONGs, empresas de recuperação ambiental, supermercados que tenham interesse em nossos produtos e, em especial, a população batataense e da região, que está convidada a nos conhecer”, enfatiza.

Quem quiser obter mais informações sobre o Viveiro de Mudas da APAE Batatais, basta entrar em contato pelos telefones (16) 3662-6028 e (16) 99965-8102 ou pelo e-mail [email protected].

Serviço
Viveiro de Mudas ‘Ouro Verde’ – APAE Batatais
Local: Unidade de Vivências Ambientais (Estrada Vicinal Dr. Ariovaldo Mariano Gera, nº 2.330)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 9h.


+ Cidades