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Os Estados Unidos são o país que mais envia turistas ao Brasil, atrás apenas da Argentina
A emissão de vistos eletrônicos para turistas
australianos, canadenses, norte-americanos e japoneses entrarem no Brasil fez
aumentar o número de vistos concedidos. De acordo com o Ministério das Relações
Exteriores (MRE), entre 1° de fevereiro e 2 de março deste ano foram emitidos
14.654 vistos para turistas dos Estados Unidos, número 87% maior que no mesmo
período de 2017. No caso de vistos para a Austrália, o aumento foi de 80%; no
Canadá, 47%; e no Japão, 37%.
A oferta do serviço,
que simplifica o processo usando um sistema eletrônico, foi implementada de
forma gradual no final de 2017 e começou com a Austrália, em novembro de 2017.
Em janeiro de 2018, o serviço entrou em vigor também para cidadãos do Canadá,
Estados Unidos e Japão.
Segundo informações da Organização Mundial do Turismo (OMT), a
facilitação da entrada de turistas pode incrementar em até 25% o fluxo nos
destinos beneficiados. De acordo com projeções feita pelo Ministério do
Turismo, visitantes norte-americanos devem gastar US$ 177,6 milhões a mais no
Brasil com a emissão simplificada dos vistos.
Por meio da assessoria de imprensa, o presidente do Instituto
Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, disse considerar a medida
uma das maiores mudanças na estratégia de internacionalização do turismo no
país. “A expectativa da Associação de Agências de Viagens dos Estados Unidos é
que dobre o número de turistas americanos que visitam o nosso país por causa
dessa facilitação. O mesmo ocorre em relação aos demais países que já têm o
visto eletrônico”, explicou.
Os Estados Unidos são o país que mais envia turistas ao Brasil,
atrás apenas da Argentina. A Embratur planeja expor, em abril, um painel na
Times Square, um dos principais pontos turísticos de Nova York, com informações
sobre o novo visto, para atrair mais turistas.