VISÃO GERAL DOS GRUPOS ESPECIAIS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de março de 2017 às 13:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Grupos especiais são pessoas que compõem uma parcela da população com necessidades específicas, sejam elas passageiras ou não. Atualmente os grupos especiais são divididos em cardiopatas, hipertensos, idosos, obesos, diabéticos, grávidas e portadores de necessidades especiais. No ramo da atividade física, entendemos que crianças, adolescentes e mulheres também podem ser considerados grupos especiais, pois requerem uma série de recomendações exclusivas para prática de exercícios físicos.

Prescrever atividade física para grupos especiais requer uma base teórica para pesquisa e programação de treinos, promovendo atividades físicas para indivíduos com necessidades particulares, sempre visando a aquisição de um estilo de vida saudável.

Estudos científicos comprovam que exercícios físicos são fundamentais para a melhora da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Doenças muito frequentes na vida moderna, como a obesidade, a hipertensão arterial e a diabetes podem ser agravadas com a ausência de exercícios físicos, cuja prática regular  pode auxiliar na redução da gravidade e no tratamento dessas doenças.

A melhora de diversas condições de vida contribuiu para o aumento da expectativa de vida e leva as pessoas a viverem mais. A prática regular de exercícios garante melhora da saúde, na  infância e na terceira idade. O climatério é o período da vida da mulher em que as alterações hormonais causam profundas modificações metabólicas e emocionais,  que fazem com que os exercícios sejam extremante benéficos e recomendados para a manutenção do peso, a redução da gordura corporal, a manutenção ou o aumento das massas muscular e óssea, além de inúmeros benefícios psicológicos.

O processo natural do envelhecimento relaciona-se com a redução de algumas capacidades físicas, as quais podem ser melhoradas com exercícios regulares. Tanto mulheres quanto homens idosos necessitam do exercício físico para garantir – entre outros bons resultados – a mobilidade dos músculos e das articulações, a prevenção de  quedas, o  fortalecimento de ossos e músculos.

Embora os procedimentos, exercícios e aparelhos sejam as informações mais relacionadas a um profissional de Educação Física, o componente mais importante ainda deve ser o foco do trabalho: as pessoas. Dessa forma, o bom desempenho, bem-estar e integridade física do cliente é o principal resultado esperado pelo educador físico. E é exatamente a variedade no perfil desses alunos que traz uma das maiores inovações para o trabalho: o atendimento de pessoas que apresentam algum tipo de limitação, seja morfológica/estrutural (por apresentar alguma deficiência física), metabólica (quando apresentam doenças crônicas como hipertensão e diabetes) ou até uma deficiência cognitiva/mental.

A terceira idade não é mais uma presença secundária nos estúdios e academias e corresponde à parcela da população em maior crescimento no Brasil e no mundo. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já em 2030 o número de idosos no país será maior que o de crianças. Dados de 2014 recolhidos pela VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, ainda revelaram a grande quantidade de pessoas que sofrem com doenças crônicas: obesos configuram 16,8% da população (mais de 33 milhões) e hipertensos 22,8% (45 milhões). A Diabetes também é um problema recorrente, correspondendo a 7,1% dos brasileiros (14 milhões).

Esses dados são tão alarmantes a nível local e internacional, que o Colégio Americano de Medicina Esportiva (American College of Sports Medicine – ACSM) lançou e está trabalhando com uma campanha mundial intitulada Exercise is Medicine® (Exercício é Remédio), em que os profissionais da atenção primária em Saúde devem encorajar a prática de exercício durante o tratamento das doenças.

Nas próximas colunas, vou tratar sobre cada grupo especial, com suas necessidades e recomendações para prática de exercícios físicos. Portanto, não perca que vem muito mais conteúdo por aí!!!

Você pode entrar em contato sempre quando quiser por e-mail, deixar um comentário no meu blog ou acessar as minhas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes