Virada Cultural Paulista traz a Franca Alcione, Projota e os irmãos Kleiton e Kledir

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de maio de 2017 às 17:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além dos shows principais, programação conta com peças, stand up comedy, dança e outros

A cantora Alcione é uma das atrações da Virada Cultural em Franca

​Estão confirmados para os dias 13 (sábado) e 14 (domingo) de maio, os shows e apresentações teatrais da Virada Cultural Paulista 2017, que acontecerão no Teatro Municipal e na parte externa do Poliesportivo. Para os shows musicais, a MPB estará representada pelos cantores gaúchos de MPB Kleiton e Kledir, o Hip Hop pelo rapper Projota e, no show principal, o samba abre alas com a sambista Alcione. O grupo de Recreação Infantil Curumim (que significa criança em Tupi-Guarani) também está confirmado.

O rapper Projota também está confirmado no evento

A Virada, como é popularmente conhecida, é organizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, irá abranger, nesta edição, 21 cidades de médio e grande porte do interior e litoral paulistas e, este ano, depois de um tempo ausente, volta a acontecer também na capital, como o nome Virada da Capital, totalizando 22 cidades participantes em 2017.

Em Franca é realizada pela FEAC e sua Divisão de Cultura, que já trabalham nos preparativos das estruturas. A programação será aberta no sábado, às 18h, seguindo até o final da tarde de domingo, inclusive com espetáculos durante a madrugada, em dois locais: Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’ e na parte externa do Poliesportivo, ao lado dos antigos pavilhões da Francal.

Os gaúchos Kleiton e Kledir também se apresentam em Franca

De acordo com o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, José Luiz Penna, “serão realizados no palco externo shows de stand up comedy e apresentações de artes cênicas, que ocorrerão também nos palcos internos dos teatros e casas de espetáculos municipais. A Virada Cultural Paulista está cada vez mais diversificada e falando a linguagem de todos”, finaliza o secretário. 

Realizadores

A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, que investe na programação artística principal. Os municípios são correalizadores, ficando responsáveis pela montagem da infraestrutura de palco, som, segurança e limpeza, além de reforço à programação artística. Pela primeira vez, a Virada terá apoio do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura e da Lei Rouanet. Além do SESC-SP, também apoia o evento o festival Risadaria, que contribui com a participação dos artistas de stand up comedy

O evento é produzido pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização social de cultura parceira da Secretaria.

 História

Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras.

No ano passado, a Virada aconteceu em 23 cidades, com a presença de mais de 900 mil pessoas.  


+ Cultura