VINHOS AO MAR

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 23 de junho de 2017 às 17:41
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vinhos ao Mar – este podia ser o nome de um prato exótico ou mesmo a voz de um marujo assustado com a tragédia de deixar cair algumas garrafas de vinho no mar…. mas, não .

Este é o modo que alguns produtores estão envelhecendo seus vinhos.

Como já aconteceu várias e várias vezes, esta é uma técnica descoberta por acaso… que pelo que já se sabe e ainda vamos descobrir… parece dar certo.

Em 2010 na Finlândia, mergulhadores encontraram de um naufrágio, algumas garrafas de Champagne. Que quando foram abertas estavam perfeitas, inclusive uma delas sendo do século 19.

O Sr. Pierluidge Lugano, produtor de vinho na Italia, também teve esta ideia , quando se deparou com o problema de falta de espaço para envelhecer os seus vinhos.

Os resultados foram tão bons, que vários produtores de lugares diferentes do mundo estão usando esta técnica.

Produtores portugueses do Alentejo, já fizeram e comprovaram a melhoria do sabor e aroma do mesmo vinho que antes eram envelhecidos em adegas.

E em se tratando espumantes, onde o Brasil vem se destacando quanto a qualidade, também um produtor está usando deste conhecimento para melhorar os seu vinho.

A Miolo, é a primeira vinícola brasileira a envelhecer espumantes no fundo do mar.  Já anunciou o seu segundo lote que será o Miolo Cuvée Tradition Branco Brut e ainda revelou que o próximo será o Cuvée Tradition Rosé.  Todos estão e serão colocados no mar da província de Bretagne , na França.

O tempo de “descanso” no mar deve ser de um ano, onde os vinhos se beneficiarão com a escuridão, temperatura, umidade total e pressão constante.

O que esperar destes vinhos? Segundo testes em laboratórios, os vinhos submersos apresentam até 10 vezes mais compostos moleculares, o que são responsáveis pela formação dos aromas e da complexidade dos espumantes, ou seja mais sabores e aromas.

E aí curioso para experimentar uma “obra prima” destas?

Eu estou e assim que tiver mais notícias posto aqui.

Enquanto não ficam prontos e chegam por aqui…

Que tal degustar um novo rótulo hoje? 


+ zero