Vinho e o Oxigênio….

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 21 de agosto de 2017 às 16:48
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quando o assunto é vinho, muitas vezes aparece a pergunta: “quanto tempo posso deixar uma garrafa aberta?”

A resposta não é tão simples… ou é , se a respostas for um número. 

Mas esta pergunta é muito mais abrangente. O ideal é entender : “porque o vinho muda de gosto  depois de aberto? “

O que parece ruim, nem sempre é. Já ouviu ou viu falar dos aeradores? Do Decanter? E outras invenções para “deixar o vinho respirar”?

Se oxigênio fosse só ruim estas “invenções” não existiriam.

Então qual a respostas para as diversas perguntas que aparecem depois de ler o que escrevi acima? Simples: Depende do vinho. Como já vimos em vários posts que venho escrevendo, um vinho não é igual ao outro. Muda a uva, o terroir, se foi elaborado para envelhecer (de guarda) ou ser degustado jovem. 

Cada vinho tem uma característica diferente, o oxigênio pode melhorar um bom vinho e estragar outro.

Logo que abrimos uma garrafa o vinho começa uma “oxidação”, isto devido ao contato que o líquido tem com o ar que entra imediatamente na garrafa.

E quantos dias pode “durar” um vinho? Depende do tipo de vinho. Um vinho tinto na minha opinião dura em torno de três dias, na geladeira . E o branco cinco dias ou até um pouco mais, devido a sua alta acidez. Os espumantes perdem o gás e isto os deixa “ruins” mais rápido. 

Lembro sempre que o vinho do primeiro dia, da abertura da garrafa, não é igual ao do terceiro dia, pois o oxigênio está agindo desde o primeiro segundo que foi aberto. Em algumas conversas com amigos vemos que alguns vinhos estão “bebíveis” , isto quer dizer que não estão estragados , mas está muito longe do que era o vinho.

O indicado é guardar o vinho depois de aberto na geladeira , o que retarda um pouco o processo e sempre com a garrafa em pé. Se possível passar para um recipiente menor onde a superfície de contato com o ar (oxigênio) diminua, diminuindo assim a oxigenação. Hoje em dia existem as “bombinhas de vácuo” que fazem  sucesso, mas realmente não tenho uma opinião formada sobre elas… tenho amigos que usam e funcionam muito bem, e outros não. Acho que neste caso ajuda muito , mas temos que comprar uma de boa qualidade e não esperar que faça milagre, é apenas para ajudar a conservar o vinho por alguns dias.

Se não for usar o que restou do vinho para tomar, uma boa dica, que já fiz, é congelar para fazer comidas que levam vinho, funciona bem.

Os vinhos licorosos tem uma oxidação bem mais lenta que os que falamos acima, isto quer dizer que aguentam bem mais de um mês na geladeira.

No próximo post falamos o quanto o oxigênio pode ajudar e melhorar o vinho. Até lá…


+ zero