Vinagre de maçã cai nas graças das mulheres por ser o “salvador” dos cabelos

  • Entre linhas
  • Publicado em 14 de julho de 2017 às 15:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Usado em saladas, sua eficiência é comprovada no tratamento de cabelos ressecados e com queda

Muito conhecido de quem adora uma saladinha, o vinagre de maçã vem fazendo a cabeça da mulherada. E não no sentido figurado. É que seus benefícios para quem deseja recuperar as madeixas e deixa-las saudáveis e bonitas são comprovados.

O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde. O vinagre de maçã é um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Rico em vitamina E, é antidepressivo e um poderoso antioxidante. 

Além de melhorar a saúde, vinagre de maçã também pode ser utilizado esteticamente para tratar a pele e os cabelos. Seu maior benefício se deve ao fato do vinagre de maçã ter pH igual ao da pele e do cabelo – levemente ácido -, tornando-o perfeitamente compatível com estes. 

Benefícios do Vinagre de Maçã para os Cabelos

Cabelos ressecados: esses cabelos possuem as cutículas dos fios abertas e por isso tornam-se secos, ásperos, cheio de frizz e volumoso. O pH de um cabelo assim, normalmente é mais alcalino. Para deixar os cabelos mais saudáveis, é bom investir em produtos  que contenham o pH ácido para fechar as cutículas dos cabelos. O vinagre de maçã possui essa acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhoso, macio e com menos volume.

Para fechar as cutículas dos fios: depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã. A quantidade de vinagre deve ser menor do que de condicionador. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.

Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d’água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente. Faça isto sempre que sentir os cabelos opacos.

Limpeza do couro cabeludo: por suas propriedades antifúngicas, o vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação. Misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo. Massageie em movimentos circulares e enxague. Depois lave os cabelos normalmente; é como se fosse feita uma pré-lavagem.

Oleosidade do couro cabeludo: adicione no seu shampoo uma colher de vinagre de maça: isso irá equilibrar o pH do shampoo, melhorando a oleosidade.

Queda de cabelo: devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo. Com um algodão, aplique o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.