Vigilância na área central de Franca é ampliada pela Guarda Civil Municipal

Monitoramento tem contribuído para combater furtos, infrações de trânsito e jovens circulando de bicicleta

Postado em: em Segurança

A Guarda Civil Municipal, que passou a marcar presença diariamente com uma base móvel de monitoramento na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro de Franca, está contribuindo para uma melhor segurança da população que circula por essa região da cidade.

A partir desse trabalho, a Guarda Civil está ampliando as intervenções para melhor conservação dos equipamentos públicos. 

Uma das formas são com as abordagens de jovens que insistem em ficar circulando de bicicletas sobre os calçadões tanto da Praça Nossa Senhora da Conceição como da praça Barão da Franca.

Essa prática acaba gerando perigo de acidentes, especialmente com pessoas idosas ou crianças. 

Através das câmeras de monitoramento os responsáveis pelas observações, no interior da viatura móvel detectando qualquer situação que esteja em desacordo com as normas de trânsito e urbanidade entram em ação. 

Segundo um dos agentes civis que acompanham esse veículo equipado com as câmeras de vigilância, a abordagem tem o caráter de advertência e educativo, onde o infrator é questionado a não continuar naquele tipo de prática.

A Guarda já deu apoio a ocorrências de furtos em estabelecimentos comerciais e em situações de infrações de trânsito, atuando em forma de apoio a Polícia Militar, que tem o papel ostensivo de inibir essas práticas. 

Outra situação bastante recorrente e que os guardas-civis chamam a atenção, é de pessoas, muitas vezes involuntariamente, que sentam sobre os encostos dos bancos e colocam os pés sobre os mesmos, um hábito que no mínimo significa falta de educação e de cuidado com aquilo que é do público, ou seja, de uso de todas as pessoas.


Artigos Relacionados