Vigilância Epidemiológica: Franca tem final de semana estável, sem novos casos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de abril de 2020 às 19:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O isolamento social está dando certo e Franca mantém estabilidade, mesmo com o final de semana prolongado

A Prefeitura de Franca, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou o Boletim Médico sobre a pandemia de coronavírus, com os números locais.

O Boletim Médico mostra neste domingo (12) a manutenção dos casos positivos e a regressão dos casos suspeitos, demonstrado através de exames negativos.

Segundo o boletim, os dados atualizados de Coronavírus na cidade são os seguintes:

– 6 positivos

– 15 suspeitos

– 39 negativos

– 51 descartados

A cada novo boletim de informações recua o número de suspeitos e aumenta o número dos casos descartados, num bom sinal de que a política de isolamento social está dando certo.

Com a confirmação de apenas 6 casos em Franca, as autoridades esperam ainda estabilizar e diminuir o número de ocorrências, tendo em vista manutenção do isolamento, com a liberação gradual das atividades, mediante planos de contenção.

Ainda assim, os números são excelentes para uma população de mais de 350 mil pessoas, embora os especialistas indiquem a necessidade de isolamento social.

Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica, Homero Rosa Júnior, o coronavírus está entrando numa fase de pico e não será surpresa se a cidade registrar mais casos nos próximos dias.

“Mas o ideal é o isolamento social, para evitar a propagação do Covid-19. Não pode haver um relaxamento no isolamento, pois aumenta o risco de contágio, que ainda não passou”, disse ele.

Ele destacou que uma pessoa contaminada pelo coronavírus, totalmente exposta, pode transmitir o vírus para 406 pessoas em 30 dias. “É preciso ter em mente, sempre, que uma pessoa pode ter o vírus e não apresentar sintomas”, finalizou.

Para se ter uma ideia, enquanto Franca, com 350 mil habitantes, tem 6 casos confirmados e 15 suspeitos, a cidade de Passos, a 100 quilômetros de Franca e com uma população menor, tem cerca de 100 suspeitos.


+ Saúde