Vigilância Epidemiológica de Guaíra alerta a população sobre Hanseníase

  • Entre linhas
  • Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 17:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Conscientização envolverá distribuição de folhetos e orientações sobre a doença infecciosa

A equipe de Vigilância Epidemiológica realizará uma conscientização sobre Hanseníase nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. A equipe estará entregando panfletos e junto ao cartaz fixado na unidade e orientando a população.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele.

A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo. As unidades fornecem a medicação necessária para recuperação dos portadores da hanseníase.

Os sintomas da hanseníase incluem: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato. Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor, caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular, como dificuldade para segurar objetos. Caso alguém apresente algum desses sintomas deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima.


+ Cidades