Vídeo ensina mulheres a identificarem se estão num relacionamento abusivo

  • Entre linhas
  • Publicado em 30 de junho de 2018 às 17:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Abuso emocional frequentemente acontece de modo sutil, e nem sempre é possível perceber de imediato

Muitas pessoas estão em relacionamentos abusivos sem sequer perceber. Se o abuso físico e sexual é mais fácil de detectar – mas às vezes difícil de superar –, o abuso psicológico é sutil, mas também provoca sérias feridas. Foi para tornar mais visível o processo que leva a um relacionamento abusivo que a ONG Day One, que luta contra esse problema, produziu a animação Sunshine: Don’t Confuse Love & Abuse.

No vídeo, um rapaz cheio de si conquista uma garota – e tudo parece um mar de rosas no começo do namoro. O rapaz parece atencioso, romântico, um príncipe. Pouco a pouco, porém, a arrogância, a agressividade e a lógica de posse emergem no relacionamento, em traços típicos de um relacionamento abusivo: controle das roupas da namorada, das suas amizades, de suas atividades, etc. No fim, a garota acaba mergulhada em insultos, violência e infelicidade.

Lisa Ferentz, educadora especializada em trauma, disse em entrevista ao site Huffington Post que o abuso emocional “é bem mais confuso para as vítimas, porque tipicamente envolve atitudes que podem ser vistas como ‘atenciosas.’” Segundo a educadora, o início do vídeo mostra bem como acontece costumeiramente o começo de um relacionamento abusivo. As aparentes gentilezas são parte do grooming process, o “processo de preparação” para o abuso. “Fazendo assim, eles conseguem ganhar a confiança de suas vítimas, que as deixam então vulneráveis para um abusivo subsequente”, explica Lisa.

Veja o vídeo: