Viagem segura: 5 medidas de segurança para viajantes em qualquer país

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de dezembro de 2019 às 01:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aprenda a se proteger de pequenos imprevistos e golpes aplicados em turistas nos vários países do mundo

​Como fazer uma viagem segura? Se você está de passagens compradas para as férias, com certeza se fez essa pergunta. 

Especialmente se essa for a sua primeira viagem internacional. Assim como a maioria dos turistas, é normal que você se preocupe com a sua segurança fora da sua cidade ou país de origem. 

Por isso, listamos algumas medidas de segurança para viajantes para te ajudar a se proteger em determinadas situações.

Cinto para carregar dinheiro em viagens 

Se você é do tipo muito preocupado com o dinheiro que leva, carregue-o no cinto usando uma meia-calça velha. 

Guarde dinheiro, passaporte e outros itens de valor no pé de uma meia-calça velha e amarre as pernas da meia ao redor da sua cintura.

Seu acessório artesanal (e grátis) ficará escondido sob a roupa. Caso ainda tenha tempo para passar no shopping, você pode comprar uma doleira.

Sapatos virados para a saída de emergência 

Ao chegar a um hotel, separe alguns minutos para estudar os mapas colados na porta do quarto que mostram as saídas de incêndio. 

Antes de dormir, deixe os sapatos perto da porta, apontados na direção da saída de emergência do seu corredor. 

Assim, se o alarme de incêndio do hotel falhar e você acordar sentindo cheiro de fumaça, não entrará em pânico tentando lembrar a direção da saída de emergência.

Lacre o fecho das bagagens 

Hoje, ao despachar a bagagem em um voo, é provável que lhe digam para deixar os fecho das malas destrancados para o caso de a segurança decidir inspecioná-las. 

Provavelmente, você fica imaginando sua mala sendo jogada de lá para cá, os zíperes se abrindo e seus pertences vulneráveis.

Acalme seus temores cobrindo o fecho da mala com fita adesiva reforçada suficiente apenas para envolvê-los. 

Assim, a segurança conseguirá inspecionar sua bagagem apenas descolando a fita adesiva, e é bem provável que eles a recoloquem depois de terem terminado. 

Use uma fita adesiva da mesma cor da sua mala ou bolsa de viagem para que o truque não chame a atenção de possíveis ladrões.

Proteja sua carteira com um alfinete

Um simples alfinete de segurança pode ajudar a proteger a sua carteira. Coloque-a no bolso da calça ou do casaco e feche a abertura do bolso com um alfinete de segurança, de tal maneira que você ainda consiga colocar a carteira pela abertura — mas não tão facilmente. 

O alfinete frustrará um espertinho que tente enfiar a mão no seu bolso, já que você certamente sentirá o movimento.

Evite furtos com o auxílio de um pente

Você, seja homem ou mulher, provavelmente carrega uma carteira e um pente. Mas sabia que você pode usar esses dois itens juntos para evitar que sua carteira seja roubada? 

Ponha o pente na dobra da sua carteira de forma que os dentes fiquem para fora da abertura. Em seguida, passe um elástico duplo ao redor da carteira através dos dentes do pente.

Ao colocar a carteira no bolso da calça ou do casaco, os dentes prenderão no tecido com algum movimento. Então, quando um gatuno tentar puxá-la do seu bolso, o pente funcionará como uma trava e um alarme.


+ Turismo