Via Rápida recupera escolas com ação de presos, mas ainda não chegou a Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de julho de 2017 às 07:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

66 escolas do Estado são beneficiadas pelo programa com apoio de presos no mês de julho

Como fez há alguns dias em São José do Rio Preto, o governador Geraldo Alckmin voltou a visitar mais uma escola estadual beneficiada pelo Via Rápida Expresso, programa do governo do Estado de qualificação profissional de presos em regime semiaberto.

Nesta quinta-feira (20), Alckmin esteve em uma unidade escolar na Zona Leste de São Paulo, acompanhado dos secretários José Renato Nalini, da Educação, e Lourival Gomes, da Administração Penitenciária, e falou sobre os resultados do programa.

“Nós estamos aqui na Carlos Escobar, uma escola de Ensino Fundamental do primeiro ao quinto ano, em tempo integral. Os alunos entram às 7 horas da manhã e saem às 16 horas, uma escola modelo. A escola está sendo pintada pelos nossos reeducandos”, comentou o governador. “O preso faz o curso teórico de uma semana e o curso prático pelo Via Rápida Emprego. Em três semanas recebe o certificado, tem uma profissão e trabalha. Esse é o sentido do cumprimento da pena: retribuir à sociedade através do trabalho”, explicou alckmin.

Até o final de julho, 66 escolas estaduais e municipais de 40 cidades paulistas receberão nova pintura em atividades do programa. Os municípios que aderiram ao Via Rápida Expresso foram escolhidos de acordo com a demanda de detentos na região. Neste semestre, 1.700 presos foram selecionados. A previsão é que os serviços de pinturas de muros, salas de aula, pátios, quadras e banheiros terminem antes do retorno dos alunos, em 31 de julho.

A iniciativa faz parte da parceria entre as secretarias estaduais de Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e Administração Penitenciária (SAP). Os cursos são divididos em dois módulos de 25 horas de aulas teóricas e 75 horas de aulas práticas nas escolas.

Iniciado no ano passado, o Via Rápida Expresso já profissionalizou 1.550 presos e beneficiou 48 escolas em todo o Estado. O sucesso da iniciativa garantiu a sua ampliação. Em 2017, serão qualificados até o final do mês de julho 2.720 reeducandos e 115 escolas serão beneficiadas.

Recuperação de escolas
Em 2017, as mais de 5 mil unidades da rede escolar paulista serão beneficiadas com a destinação de R$ 34,7 milhões para a realização de serviços de prevenção e reparos em prédios escolares do Ensino Fundamental (Ciclos I e II) e Ensino Médio, e unidades do Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). O valor destinado para cada unidade é calculado a partir do número de alunos matriculados.

Com o repasse, as escolas podem contratar serviços de limpeza de caixa d’água, fiação elétrica, revestimentos, conserto de vidros, janelas e esquadrias. Para intervenções de maior complexidade e que necessitam do acompanhamento de laudos e engenheiros, como a construção de quadras e ampliação de prédios, a Diretoria Regional de Ensino realiza um processo diferente que envolve uma autorização feita pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

Sobre o Via Rápida Expresso
O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração na área da construção civil (pintores), para presos do regime semiaberto, internos em regime de semiliberdade da Fundação Casa e trabalhadores desempregados.

Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil para o Via Rápida Econômico. A Pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já qualificou profissionalmente mais de 230 mil pessoas em todo Estado, por meio das 28 unidades móveis e classes descentralizadas.


+ Cotidiano