Vereadores repetem a votação e aprovam criação de 104 cargos na Prefeitura

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de dezembro de 2018 às 11:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Somente quatro votos são contrários à nomeação de mais cargos de confiança

Os vereadores francanos aprovaram, na manhã desta sexta-feira, a criação de 104 cargos comissionados na Prefeitura. A proposta do Executivo e aprovação do Legislativo são contraditórias, diante da possível falta de recursos em caixa na Prefeitura.

Evidência de que não há dinheiro sobrando é a quase total ausência de obras pela cidade, a intenção de vender prédios que compõem o patrimônio público e problemas como asfalto em péssima qualidade em grande parte da cidade, entre outros indícios. 

A votação desta sexta foi em segundo turno. Na terça, em primeiro turno, os vereadores aprovaram em regime de urgência o projeto de lei de autoria do prefeito Gilson de Souza, a quem caberá nomear os ocupantes dos 104 novos cargos.

Embora a quantidade oficial seja de 104 novos cargos, o total de cargos de confiança, entre comissionados e concursados com funções gratificadas será de quase 260 pessoas.

Grupos contrários e favoráveis à criação dos cargos estiveram na Câmara e se manifestaram diversas vezes durante a votação. Eles prometem voltar nesta sexta-feira.

Foram dez votos favoráveis e quatro contrários: Adermis Marini (PSDB), Kaká (PSDB), Della Mota (Podemos) e Marco Garcia (PPS).

Um dos pontos mais polêmicos do projeto foi a manutenção da nomeação de diretoras de escolas, 44 no total, nos exatos moldes que o Tribunal de Justiça de São Paulo sentenciou como inconstitucionais e determinou a exoneração.

Grupos de cidadania e vereadores de oposição já acenam com a possibilidade de, em caso de nomeação, vão recorrer ao Ministério Público para denunciar a situação.


+ Política