Vereadores, ex-secretária e atual prefeito já miram a “conquista” da Prefeitura

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de dezembro de 2018 às 06:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Passada eleição de deputado estadual e federal, lideranças francanas articulam para a disputa

A dois anos da disputa das eleições municipais, nas quais será definido o prefeito de Franca​, grupos vão se formando para tentar ganhar força e eleger o próximo chefe do Poder Executivo.

Entre os possíveis postulantes estão dois vereadores, Adermis Marini (PSDB) e Marco Garcia (PPS), possivelmente nesta ordem, como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito. Não escondem de ninguém a pretensão e fazem acirrada oposição a Gilson de Souza (DEM), atual prefeito.

Adermis chega com um crescimento nas urnas na eleição para deputado federal. Obteve 32 mil votos em Franca, não suficientes para elegê-lo, mas que o colocam como uma liderança passível de se candidatar. Marco está em seu quinto mandato como vereador na cidade.

Outra possível candidata é Flávia Lancha (MDB), que desembarcou do governo de Gilson recentemente, onde ocupou a secretaria de Desenvolvimento. Descontente com a postura administrativa do prefeito, pediu a exoneração.

Foi candidata na última eleição para a Prefeitura, obteve 26 mil votos e ficou na terceira colocação. No segundo turno, apoiou Gilson, que venceu Sidnei Rocha (PSDB) e se elegeu, nomeando Flávia, que é empresária no ramo de café, como secretária.

Há ainda a possibilidade de Gilson de Souza, mesmo fazendo um governo morno, sem grandes obras e ações, tentar a reeleição. Se fizer isso, vai contra o que disse no início do mandato, que não tentaria continuar no cargo no final dos quatro anos de poder. Seria mais uma promessa não cumprida por Gilson, que ainda não honrou com diversos compromissos feitos durante a campanha e terá o peso de explicar a razão de não ter feito aos eleitores.

Por fora, o PSL ainda pode tentar aproveitar a onda Bolsonaro para tentar a Prefeitura de Franca. Algum oficial aposentado da Polícia Militar poderá ser o nome do partido, que tem ganhado mais adeptos em Franca desde o início do processo eleitoral para presidente.

Fator Graciela

Outro grupo que terá peso nas eleições municipais é liderado pela deputada estadual eleita Delegada Graciela, que conta com o apoio dos partidos PR e Podemos.

Embora já tenha dito que não deixará o cargo de deputada estadual para disputar a Prefeitura, seu apoio será importante para qualquer candidato que quiser vencer o pleito. 

Os números mostram essa realidade; na eleição para deputada, ela teve nada menos que 50 mil votos em Franca, de seus mais de 63 mil, mais que o dobro que os 24 mil do segundo colocado, Roberto Engler (PSB).


+ Política