Vereadores criticam governo estadual por querer fechar 64 escolas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de novembro de 2015 às 03:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Otávio não consta na lista de escolas fechadas, mas pais e professores ainda temem

​Os vereadores se manifestaram, durante a sessão ordinária da última terça-feira, 27, contra o eventual fechamento da escola “Otávio Martins de Souza”, assunto levantado recentemente na cidade de Franca e que faria parte de uma reestruturação promovida pela Secretaria de Educação em todo o Estado em mais de 60 escolas. Embora a escola não esteja na lista divulgada pelo Estado. Para os parlamentares, a unidade escolar, tradicional na cidade, é um patrimônio que deve ser mantido em funcionamento.

A professora Daniela Medeiros foi à tribuna e protestou contra a possibilidade do fechamento ou da mudança de atividades daquela unidade de ensino. “Envolve uma história linda, com a participação de milhares de pessoas, entre professores, alunos e diretores. Além disso, nossa escola oferece atendimento a crianças com síndrome de down, autismo e outras deficiências, como auditiva, visual e múltiplas. Não se pode acabar com isso”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Marco Garcia (PPS), determinou a fosse feita uma moção de apoio coletiva para apoiar a manutenção da escola. “Entendemos a posição da comunidade e eu também sou um defensor da educação. O Otávio é tradicional e atende a milhares de estudantes”, concluiu Marco Garcia.

Marco disse que a escola tem o apoio do Legislativo e que o documento foi encaminhado diretamente ao governador do Estado, Geraldo Alckmin. “Espero que as autoridades competentes se sensibilizem com a situação. A educação é a base de tudo. Se fosse no âmbito municipal, a gente pressionaria o prefeito, mas mesmo sendo uma questão estadual vamos fazer nossa parte e nos manifestar contrários a essa decisão”, afirmou o presidente da Câmara.

Um deles foi Adermis Marini (PSDB), que estudo no “Otávio” da pré-escola à oitava série (atualmente nono ano). “Fui aluno com orgulho daquela escola e sou totalmente contrário. Acredito que é uma história muito linda, muito rica e nós, enquanto vereadores, devemos nos posicionar contra”, disse o vereador.

Bahia (PTB) também se manifestou. “Escola se amplia, reforma, melhora. Fechar uma escola é inaceitável. São centenas de crianças que lá estudam e é uma irresponsabilidade de quem teve a ideia e também da gente se não fizermos nada”, afirmou o parlamentar.

Vergara classificou como “lamentável” a intenção do Governo do Estado de São Paulo e que Educação deve ser prioridade para qualquer político. “Não se pode tomar uma medida dessa. Quem mora na Vila Imperador, no Parque São Jorge, terá que ir até o CEDE, que fica muito distante, para estudar se isso acontecer. Sou contrário a fechar qualquer escola”, disse.

Os também vereadores Daniel Radaeli (PMDB), Nirley de Souza (DEM), Zezinho Cabeleireiro (PPS) e Valéria Marson (PSDB). “Vou falar com o deputado Roberto Engler para que ele leve pessoalmente essa situação ao governador Geraldo Alckmin, pois é dele a última palavra. Pode contar com o apoio de todos os vereadores no sentido de proteger a escola”, disse Valéria. “Quem nunca estudou ou teve alguém próximo estudando no Otávio Martins? Além disso, a fanfarra do Otávio, que é um patrimônio de Franca”, completou Radaeli.


+ Cotidiano