Vereador Kaká cobra que Prefeitura e Estado de SP previnam a “Baleia Azul”

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de abril de 2017 às 17:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sugestão do parlamentar é de que unidades da saúde e da educação participem de iniciativa

O vereador Kaká (PSDB) apresentou indicações às Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Franca para que seja iniciado imediatamente um trabalho de prevenção em relação ao jogo “Baleia Azul”, que tem promovido pelas redes sociais a automutilação e o suicídio de jovens em várias partes no mundo.

A sugestão de Kaká é que, em todas as unidades ligadas às duas secretarias, as maiores da administração municipal, se façam campanhas preventivas e de esclarecimento a crianças e adolescentes sobre os riscos de se envolver com o “jogo”, que se espalha principalmente pelo Facebook e Whatsapp.

O jogo, que começou na Rússia e tem se espalhado rapidamente, consiste em 50 desafios absurdos, que passam por assistir a filmes de terror e ouvir músicas psicodélicas até causar ferimentos em si próprio. O desafio final é justamente tirar a própria vida.

“Embora a gente veja que é um absurdo, muitas vezes o jovem passa por problemas psicológicos, psiquiátricos ou até de dependência química que podem aumentar as chances de se envolver nesse jogo”, disse Kaká.

Outra medida adotada pelo vereador foi a de oficiar a Delegacia Regional de Ensino de Franca para que o mesmo trabalho de prevenção seja realizado também nas escolas estaduais. “É preciso que todos tenham conhecimento deste jogo absurdo e evitem qualquer envolvimento com isso”, disse Kaká.


+ Política