Vereador denuncia venda e aluguel irregulares de imóvies no B. Pucci e Rubi

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 17:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Casas e aparatamentos contam com subsídio do governo e não podem ser comercializados ou alugados

​O vereador Carlinho Petrópolis (PMDB) apresentou requerimento para que o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Dermeval Prado Júnior, seja oficiado pela Presidência da Câmara dos Vereadores a chegar uma denúncia grave.

Carlinho pede que o coordenador tome as devidas providências com relação a imóveis do Conjunto Residencial Bernardino Pucci, situado no Recreio Campo Belo, e do Residencial Rubi, situado no Chácara São Paulo.

Nos dois conjuntos, que são populares e contam com subsídio governamental, há denúncias de apartamentos que estão sendo comercializados e alugados. “Isso fere as normas do empreendimento, mesmo porque há suplentes para as vagas daqueles que não desejam utilizar o imóvel”, disse o vereador.

Pode ou não?

Segundo o site da CDHU, a partir da publicação da Lei Estadual n.º 12.276 de 21/02/2006, e leis complementares, o mutuário pode vender seu imóvel depois de decorridos 18 meses da data da assinatura do contrato de financiamento.

Mas há regras a seguir: para vendê-lo é necessário estar com as prestações em dia e, antes de efetuar qualquer negociação, o dono do imóvel e o possível comprador deverão procurar um posto de atendimento da CDHU para verificar se a transação poderá ser realizada dentro das normas da companhia.

A modalidade mais comum nas vendas é o chamado contrato de gaveta, que não é registrado oficialmente, e nos casos de aluguéis, são feitos contratos diretos entre as partes ou até mesmo “de boca”, mediante o pagamento de caução.


+ Política